Perdido na Montanha (Lost on a Mountain in Maine, 2024), confira Crítica, fatos e curiosidades do filme que conta a história real de Donn Fendler Perdido na Montanha (Lost on a Mountain in Maine, 2024), confira Crítica, fatos e curiosidades do filme que conta a história real de Donn Fendler

Perdido na Montanha: 9 Fatos e Curiosidades do Filme

A história de Donn Fendler, que ficou perdido ao longo de nove dias, é contada no filme Perdido na Montanha (Lost on a Mountain in Maine, 2024), que acaba de ficar à disposição no catálogo da Netflix. Selecionamos para você conferir 7 fatos e curiosidades do longa.

1. História de Perdido na Montanha é real

Em julho de 1939, Donn Fendler, um menino de 12 anos, desapareceu durante uma expedição no Monte Katahdin, localizado no estado do Maine, nos Estados Unidos. Ao se separar de seu grupo durante a caminhada na região montanhosa, desencadeou uma mobilização nacional envolvendo voluntários, equipes de resgate e ampla cobertura da mídia.

Nove dias depois, Donn foi encontrado com ferimentos, desidratado e enfraquecido, mas com vida. Sua história foi registrada pouco depois no livro Lost on a Mountain in Maine, escrito com o apoio do jornalista Joseph B. Egan. A adaptação cinematográfica homônima, lançada em 2024, recria a trajetória do garoto e incorpora elementos simbólicos e reflexivos que aproximam o público da vivência do menino desaparecido.

Sendo assim, a história que vemos em Perdido na Montanha é real.

O verdadeiro Donn Fendler

2. Grande Depressão dá o contexto do filme

Um dos grandes problemas de Donn com seu pai é a constante ausência dele por motivos de trabalho, e a explicação para isso é econômica.

A Grande Depressão foi um colapso econômico global iniciado com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. A crise afetou fortemente a economia dos Estados Unidos e impôs uma série de medidas de austeridade e reorganização na vida das famílias.

3. Deus Pamola em Perdido na Montanha

Mencionado no início do filme, Pamola é um espírito ancestral da mitologia Abenaki, especialmente reverenciado pela tribo Penobscot, considerado o protetor do Monte Katahdin, no Maine, e associado ao trovão e às

As descrições tradicionais indicam que Pamola apresenta:

  • Cabeça de alce, com galhadas imponentes;
  • Corpo humanoide, normalmente musculoso;
  • Asas e garras de águia, representando sua ligação com fenômenos climáticos como vento, frio e tempestades

4. Ambientado no Maine, mas nem tanto

Como indicam os créditos finais, este filme foi filmado inteiramente no interior do estado de Nova York. As filmagens em estúdio incluíram uma maquete do Monte Katahdin. E foram utilizadas imagens aéreas de Katahdin e do Parque Estadual Baxter. Nada foi filmado no Maine.

5. Da Balboa Productions

Perdido na Montanha conta com a produção da lenda do cinema Sylvester Stallone, através de sua empresa Balboa Productions, que visa contar grandes histórias na TV e cinema. A produtora já lançou O Samaritano no Prime Video da Amazon, além de realizar a série Tulsa King, ambas produções com a presença de Sly no elenco.

6. Mais de mil pessoas na busca por Donn Fendler

A operação de resgate envolveu escoteiros, guardas florestais, soldados e voluntários, sendo considerada uma das maiores mobilizações civis para encontrar uma criança na época.

7. Corte de peso

Durante os nove dias, Donn se alimentou de berries silvestres e chegou a perder suas roupas e calçados. Estava muito ferido, mas conseguiu resistir perdendo quase 7kg no processo.

8. Perdido na Montanha, mas ouvido na escola

Mesmo adulto, Donn continuou palestrando em escolas nos EUA por quase 70 anos, especialmente no Maine, onde a história virou parte do currículo escolar.

9. História contada em livro logo em seguida ao caso

Pouco tempo após o resgate, Donn ditou sua experiência ao jornalista Joseph B. Egan, que resultou no livro Lost on a Mountain in Maine, lançado em 1939, que serviu de base para o roteiro do filme.

10. [Bônus] Herói nacional

O caso teve cobertura na imprensa de todo o país. Donn recebeu uma medalha do presidente Franklin D. Roosevelt e participou de um desfile em sua homenagem em Nova York.