Listas

Os piores palhaços do cinema

Charles Luis Castro

4 set, 2017

"Coulrofobia é o termo psiquiátrico que é usado para aqueles que têm medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos". Um dos elementos mais eficientes na hora de pregar alguns sustos, a figura do palhaço sempre habitou as películas de terror ao redor do mundo. E uma coisa é certa, não existe nenhuma versão leve desses animadores de festas do demônio.

Por isso, embarcando no hype da estreia de It - A Coisa, remake baseado na obra prima de Stephen King, montamos uma lista com os piores palhaços que já coloriram o cinema. Pegue o nariz vermelho, a maquiagem e embarque conosco nessa viagem completamente saudável por um dos maiores medos da humanidade.

Cheezo - Palhaço Assassino (1989)

Apesar de toda a polêmica de pedofilia envolvendo o diretor Victor Salva, Palhaço Assassino é um dos percursores do subgênero de palhaços loucos. Na trama, três maníacos fogem de um hospício, matam um grupo de artistas circenses e passam a perseguir três irmãos presos em casa. O destaque vai para Michael Jerome West como o louco Cheezo e Sam Rockwell debutando no cinema.

O palhaço de Poltergeist (1982)

Se um grupo de fantasmas antigos já não fosse dor de cabeça suficiente, a família protagonista de Poltergeist ainda precisou encarar um palhaço demoníaco. A polêmica obra de Tobe Hooper (ou seria de Steven Spielberg?) marcou toda uma geração e contou preciosos pontos para a má fama dos palhaços.

Pennywise - It - Uma Obra Prima do Medo (1991)

Não é nenhuma surpresa sua presença nessa lista. Apesar de ser uma adaptação problemática do melhor livro de Stephen King, o telefilme de It ajudou a colocar Pennywise no trono de pior palhaço da cultura pop. Muito por conta da atuação visceral de Tim Curry. Será que Bill Skarsgård vai se sair melhor? O visual pelo menos já está ótimo.

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988)

Uma das melhores tosqueiras, quiçá a melhor, já produzida pela humanidade. Figurinha histórica do finado Cine Trash, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral é a perfeita união entre terror e humor. O ponto alto do filme é justamente o plano dos aliens circenses: capturar humanos, transformá-los em sua reserva de algodão-doce e se alimentar de seus fluídos vitais. Genialidade pura. E convenhamos, não precisava muito para fazer crianças borrarem as calças. Este que vos escreve está incluso nisso.

Capitão Spaulding - A Casa dos 1000 Corpos (2003) e Rejeitados pelo Diabo (2005)

Comandando sua família de assassinos, o famigerado Capitão Spaulding roubou a cena em A Casa dos 1000 Corpos. Tanto que foi escalado para protagonizar a sequência espiritual Rejeitados pelo Diabo. Entre seus grandes momentos está a cena em que ameaça matar um garotinho caso ele não dê uma boa justificativa para o fato de odiar palhaços. Bastante compreensível. A atuação lunática de Sid Haig entrou para os anais dos filmes de terror. Tudo fruto da mente perversa de Rob Zombie.

Gacy (2003)

Para encerrar a lista de forma macabra, o escolhido é o palhaço Gacy. O mais assustador no filme é que ele é baseado em uma história real. O serial killer John Wayne Gacy ficou conhecido como o Palhaço Assassino, por matar pelo menos 29 crianças. Sua principal fonte de renda era justamente como animador de festas infantis, onde escolhia suas vítimas. Gacy foi condenado à 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte. Faleceu em maio de 1994.

Deixe um comentário