Cheia de polêmicas e contestações, a série O Mecanismo possui desafios para a segunda temporada na Netflix. Selecionamos alguns deles para você conferir
É gratificante ver que uma plataforma gigantesca como a Netflix está investindo no mercado nacional. Independente da qualidade das séries (como 3%) e filmes (O Matador), precisamos sim de um cuidado maior com o que é produzido por aqui. Nesse sentido, O Mecanismo, série de José Padilha (Tropa de Elite, Narcos) protagonizada por Selton Mello, se faz um produto bastante interessante.
Infelizmente, tivemos muitos problemas nessa primeira temporada e eles não se resumem apenas às polêmicas sobre lados políticos. Para entender melhor, ouça nosso podcast sobre O Mecanismo onde buscamos uma análise do ponto de vista técnico. A seguir, confira alguns pontos e fatos a serem abordados para a segunda temporada:
Mixagem de som
O Mecanismo pode até trazer questões pertinentes sobre a Operação Lava-Jato, mas o fato é que há diversos momentos onde não conseguimos compreender as falas dos personagens. É uma situação que precisa ser reavaliada por José Padilha e sua equipe urgentemente.
Diálogos
Há uma inocência e didatismo exagerado em muitos momentos, algo sintomático nas produções brasileiras em geral (inclusive na série 3%, da própria Netflix). Talvez seja caso dos roteiristas da série darem maior atenção nesse aspecto, usando de falas menos mecânicas e sem precisar ficar explicando tudo apenas pelos diálogos e narrações em off.
Redenção para Ruffo
Após ser desacreditado, dado como louco e abandonado pelo sistema, Marco Ruffo (Selton Mello) chegou inclusive a ser dado como morto no início da série após tentativa de suicídio. Para a segunda temporada de O Mecanismo, será interessante ver seu personagem consegui
O golpe
Todos os trâmites envolvendo o impeachment no ano de 2016 poderiam aparecer na 2ª temporada da série O Mecanismo. O próprio José Padilha vê o episódio como golpe político, e o personagem que representa o vice da presidenta Janete já começou suas articulações.
Prisão de Lula
Assunto mais do que atual, a prisão do ex-presidente Lula poderia entrar em pauta na 2ª temporada de O Mecanismo. Na série, o personagem que representa o político se chama João Higino e é vivido por Arthur Kohl.
Desconstrução do ‘herói’ Juiz Rigo
Colocar o personagem que representa o juiz Sergio Moro como uma figura incólume, o elevando inclusive a status de super herói, soou muito exagerado em O Mecanismo. Para a segunda temporada talvez seja interessante mostrar que Rigo () também possui defeitos, estando passível a atitudes questionáveis.