Certamente, se você acompanha qualquer produção sul-coreana nos últimos anos, deve ter se deparado com os grupos de K-pop e, talvez, se questionado sobre a escolha de nomes que, por vezes, parecem resultado de acertos aleatórios no teclado. Fãs de K-pop precisam admitir que alguns desses nomes são bastante peculiares e difíceis de pronunciar.
Em cada geração do K-pop, é comum encontrar grupos com nomes diferenciados. O uso de acrônimos para nomear um grupo faz parte da cultura, surgindo muito antes deles imaginarem que pessoas ao redor do mundo iriam apreciá-los e tentar reproduzir seus estilos. O nome de um grupo estreante no cenário musical coreano geralmente determina a temática, a cor e a abordagem de todas as facetas do grupo. A identidade musical e visual do grupo é profundamente influenciada por seu nome.
O emprego de acrônimos não se limita apenas aos nomes de grupos, estendendo-se para premiações anuais, categorias de premiações, nomes artísticos e outros. Isso facilita a pronúncia e contribui para que seus nomes sejam facilmente memorizados.
Alguns grupos têm nomes engraçados, outros carregam significados profundos, alguns soam estranhos, e outros parecem resultado da junção aleatória de palavras, seguida pela busca de uma justificativa. Essa abordagem é uma estratégia eficaz para chamar a atenção do público e conquistar fãs por meio da curiosidade. Além disso, fornece um ponto de conversa interessante durante programas de música e variedades, proporcionando a oportunidade de explicar o conceito por trás do nome do grupo.
O uso de números também é uma prática comum na nomeação de grupos. Todas as estratégias para criar uma marca única e cativante são válidas no cenário musical sul-coreano. A curiosidade gera atenção, e para aqueles que estão começando a explorar esse universo ou têm sua curiosidade aguçada, reunimos alguns grupos que utilizam acrônimos e números para se destacar e ganhar fama.
Confira a lista com os nomes de grupos de K-pop que são acrônimos: