O terror religioso Nefarious (2023), dirigido por Chuck Konzelman e Cary Solomon, aborda o dia da execução de um assassino em série que precisa passar por uma avaliação psiquiátrica, na qual ele afirma ser um demônio. Após grande repercussão do filme, selecionamos logo abaixo 13 fatos e curiosidades:
1. Motivações do diretor
De acordo com o diretor Cary Solomon, um dos motivos que o fizeram decidir fazer o filme foi quando ele viu uma pesquisa na qual 7 em cada 10 pessoas acreditavam ter algum tipo de transtorno mental, com 4 em cada 7 acreditando que seu “transtorno” era causado por demônios.
2. Roteiro de Nefarious elogiado
Sean Patrick Flanery explicou em uma entrevista que o roteiro foi tão bem escrito que não houve improvisação da sua parte, exceto por “talvez duas sílabas”. O ator considerou este um dos três filmes dos quais mais se orgulhou de ter feito, tendo aceitado interpretar o detento Nefarious simplesmente porque adorou trabalhar com Cary Solomon e Chuck Konzelman em um filme 15 anos antes, que nunca foi lançado.
3. Chifres
Na cena em que um padre se aproxima de Nefarious, que parece assustado, alguns fios de cabelo da cabeça de Sean Patrick Flanery assumem brevemente o formato de chifres, que então se ajeitam quando ele percebe que o padre não está levando seu papel a sério e, portanto, é inofensivo.
4. Últimas palavras de Nefarious
As últimas palavras de Edward/Nefarious, “Mene mene tekel upharsin”, são as palavras aramaicas escritas por uma mão misteriosa na parede do palácio de Belsazar e interpretadas por Daniel como uma previsão da ruína do rei e de sua dinastia (mencionadas no Livro de Daniel 5:25).
5. The Devil Within
Sean Patrick Flanery interpretou anteriormente uma pessoa com deficiência mental possuída por uma força maligna em The Evil Within (2017) .
6. Supervisão de exorcista
De acordo com um exorcista no set (via IMDB), uma de suas cenas favoritas no filme, devido ao seu realismo, é quando o psiquiatra cansado diz: “Eu não sabia que estava em uma briga”, ao que o demônio responde: “É por isso que você está perdendo”.
7. Metalinguagem
Durante a entrevista do Dr. James Martin com Glenn Beck no final do filme, o livro que é erguido é o livro real “A Nefarious Plot” de Steve Deace , o material de origem deste filme.
8. Séries procedurais no currículo
O ator Jordan Belfi, que interpreta James Martin, é um assíduo colaborador de séries procedurais com papéis resumidos a um ou dois episódios. Isso acontece em Law & Order: Special Victims Unit, NCIS: Hawaii, FBI: Internacional, The Resident, The Good Doctor, The Rookie (uma das mais vistas na Netflix atualmente) entre outras.
Jordan Belfi interpretou anteriormente um investigador atormentado por um antagonista possuído por demônios em Don’t Look at the Demon (2022), papel semelhante ao de Nefarious.
9. Vida real contrariando a história do filme Nefarious
O primeiro filho de Jordan Belfi nasceu no primeiro dia de filmagem de Nefarious. Essa curiosidade vai de encontro com o seu personagem no filme, uma vez que uma das primeiras coisas que acontecem com James Martin é a perda de um filho através da interrupção da gravidez por parte de sua parceira, algo que Edward classifica como um dos três assassinatos que ele iria cometer naquele dia.

10. Moldura macabra
No início, o Dr. Alan Fischer ajeita seu diploma de medicina na parede. Quando sai de cena para se jogar do prédio, a moldura lentamente volta a entortar.
11. Juntos anteriormente
Sean Patrick Flanery e Jordan Belfi estiveram ambos no filme Amor e Sanduíches (2007), embora seus personagens não interajam.
12. O bem contra o mal nas cores
James veste azul e Nefarious/Edward veste laranja. As duas cores são opostas no espectro de cores. Como o bem contra o mal. À medida que a sessão prossegue, James tira o paletó, revelando uma camisa branca, simbolizando uma tela em branco, à medida que James se torna mais aberto aos planos de Nefarious. No final, ele veste o paletó novamente e recusa o acordo.
13. Significado de Nefarious
O verdadeiro nome do demônio dentro de Edward é Nefariamus. O nome é uma invenção do romance, baseado no título “Nefarious”, que significa “mau”, “vil”, “perverso”, etc.