Matt Damon - Perdido em Marte
Listas

50 anos de Matt Damon | Confira alguns filmes imperdíveis do ator

Diego Barbarossa

10 out, 2020

Matt Damon é um dos grandes atores de Hollywodd. No último dia 8 de outubro, ele completou 50 anos de idade, e pensando em toda a sua trajetória, nossa equipe da redação selecionou alguns filmes do ator que você não pode deixar de ver. Confere aí:

A Identidade Bourne (2002)

Depois de ser resgatado por um barco de pesca em alto mar, um homem sem memória vai em busca de saber quem ele é, enquanto é perseguido por assassinos.

O longa dá início a uma franquia de enorme sucesso que reinventa o cinema de ação e espionagem. Indico o primeiro, mas veja todos os filmes com Damon, que são quatro ao todo - o último, chamado apenas Jason Bourne (2016). São ótimos e possuem roteiros consistentes, com ótimas cenas de ação e perseguição - que viraram marca da série.

O universo Bourne ainda conta com O Legado Bourne (2012) e a série Treadstone. Ambas produções não contam com Matt Damon.

A trilogia original (Identidade; Supremacia; Ultimato) pode ser vista na Netflix, Amazon e Looke.

Os Infiltrados (2006)

Um jovem policial (Leonardo DiCaprio) recebe a missão de se infiltrar na máfia. Ao lado dele está um criminoso (Matt Damon) que atua na polícia como informante de seu chefe. Os dois se sentem aflitos devido à vida dupla que levam. Mas quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.

Filme de máfia com a mão do mestre Martin Scorcese e um puta elenco, que, além de Damon e DiCaprio, traz Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Vera Farmiga. Se só isso não te chamar atenção, então não sei o que vai.

O longa pode ser conferido no Looke.

Onze Homens e um Segredo (2001)

Danny Ocean (George Clooney) deixa a penitenciária e, em menos de 24 horas, já está colocando o seu plano em ação: assaltar três grandes cassinos de Las Vegas.
Assim, ele reúne os melhores assaltantes (entre eles, o personagem de Damon, Linus Caldwell) para ajudá-lo em seu plano que os tornará milionários.

Onze Homens e um Segredo é o primeiro de uma trilogia, que conta com a direção de Steven Soderbergh, trazendo um roteiro empolgante com ótimos diálogos, junto de uma edição e trilha sonora que molda o clássico que esse filme é.

O longa tá disponível no Looke.

Perdido em Marte (2015)

Depois que o astronauta Mark Watney (interpretado pelo nosso aniversariante) é enviado a uma missão em Marte, uma tempestade faz com que todos da tripulação pensem que ele está morto. Ao acordar e perceber que está sozinho no planeta vermelho, Mark inicia uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.

O filme é baseado no livro de Andy Weir, e traz um ótimo elenco de base. Além da excelente direção de Ridley Scott - não é à toa que o filme recebeu 7 indicações ao "careca de ouro" (vulgo Oscar) em 2016.

Esse você também pode conferir no Looke.

O Talentoso Ripley (1999)

No fim dos anos 50, Tom Ripley é um jovem fracassado enviado à Itália para resgatar o milionário playboy Dickie Greenleaf (Jude Law). Quando a missão falha, Ripley toma medidas extremas.

Com Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman e Cate Blanchett, o filme possui uma ótima direção de Anthony Minghella (O Paciente Inglês), destacando ainda mais a fotografia do incrível John Seale.

O filme está disponível no Telecine Play.

Ford vs Ferrari (2019)

Na década de 1960, Carroll Shelby (Damon) é contratado para construir um carro capaz de vencer a Scuderia Ferrari no circuito 24 Horas de Le Mans. Ele pede ajuda a Ken Miles (Christian Bale), um piloto de gênio forte, mas muito competente. Em meio a uma série de atritos e jogos de poder, a dupla entra para a história com o Ford GT40 no campeonato de 1966.

O filme é baseado em uma história real de Henry Ford II e Enzo Ferrari. É um drama convincente com Damon e que levou 2 Oscars (Melhor Montagem e Melhor Edição de Som).

Você confere o filme no Telecine Play.

Gênio Indomável (1997)

Will é um jovem com passagem pela polícia que trabalha em uma universidade como zelador. Verdadeiro gênio da matemática, o personagem tem sua vida transformada quando começa um tratamento psicológico com o Dr. Sean Maguire (Robin Williams).

Esse não podia faltar na lista. Além de atuar, Damon assina o roteiro (premiado com o Oscar). O seu primeiro para os cinemas, ao lado do amigo e também estreante como roteirista Ben Affleck. Atuação impecável, com direito a participação de Robin Williams (também vencedor do Oscar por seu papel), este filme se mostra como um dos melhores da década de 90. Não encontrei em nenhum canal de streaming, então se vira.

Além da Vida (2010)

Este certamente é menos conhecido da carreira do astro, mas um filme que merece a conferida. Dirigido por ninguém menos que Clint Eastwood, o longa (um drama), coloca Matt Damon na pele de George, um operário de São Francisco que pode se comunicar com os mortos, mas faz de tudo para renegar seu dom.

Em paralelo, acompanhamos a história da jornalista francesa Marie (Cécile de France), que, ao viver uma experiência de quase morte em um tsunami, passa a ter visões sobrenaturais. Além dela, temos o garoto Marcus (Frankie McLaren/George McLaren), que sofre a perda de seu irmão gêmeo. De forma tocante, o roteiro trata de cruzar as três histórias.

Escrito por Peter Morgan (The Crown), o longa ainda conta com Bryce Dallas Howard (Jurassic World) no elenco.

Além da Vida pode ser conferido no Globoplay.

Deixe um comentário