Listas

Jack Nicholson completa 80 anos! Relembre seus personagens.

Edipo Pereira

22 abr, 2017

No panteão dos astros de Hollywood está, sem sombra de dúvidas, Jack Nicholson. Dono de 3 estatuetas do Oscar (duas como melhor ator, outra de melhor coadjuvante), este novaiorquino completa hoje, dia 22 de abril de 2017, 80 anos!

Logicamente, não são apenas os prêmios que marcam a carreira dessa lenda do cinema. Participações com protagonista e outras apenas pontuais renderam personagens inesquecíveis (até filme do Adam Sandler ele conseguiu salvar). Selecionamos abaixo alguns, já ficando como dica do que assistir nesse resto de feriado prolongado. Se o seu personagem favorito não estiver aí, não se preocupe: teremos uma parte 2 no futuro!

Os Infiltrados

Nessa obra prima de Martin Scorsese, Jack Nicholson o chefe da máfia irlandesa, Francis "Frank" Costello. O elenco do filme é sensacional, com Leonardo DiCaprio, Vera Farmiga, Matt Damon, Alec Baldwin, Martin Sheen... até o Mark Wahlberg está bem nesse filme. Trata-se de uma refilmagem de Mou Gaan Dou (Conflitos Internos), filme produzido em Hong Kong em 2002.

Tratamento de Choque

Ganhar Oscar qualquer ator pode conseguir, mas salvar um filme do Adam Sandler é uma façanha pra lá de elogiável. Jack Nicholson conseguiu isso em Tratamento de Choque, longa nos moldes de qualquer comédia não tao ruim do comediante, mas com um outro ator incrível para abrilhantar a produção. A trama contempla um cara que não consegue lidar com seus problema, sempre passível frente às pessoas que o passam pra trás.

Melhor é Impossível

Nessa comédia, Jack Nicholson dá vida a Melvin, um escritor com TOC (transtorno obsessivo compulsivo), que também é rude e cheio de preconceitos. Ao ser obrigado a cuidar do cão do seu vizinho gay, ele também começa a tentar conquistar Carol (Helen Hunt, divina no papel), a única garçonete que consegue atendê-lo no restaurante que ele frequenta diariamente. É um filme repleto de grandes momentos, dosando muito bem drama, comédia e romance.

Questão de Honra

A participação de Jack é pontual em Questão de Honra, que reúne nomes notórios no elenco como Tom Cruise, Demi Moore e Kevin Bacon. Mas como esquecer a célebre frase "you can't handle the truth" (você não aguenta a verdade)? Tudo isso numa trama militar de tribunal, que aborda abusos em quartéis através de punições extra oficiais, o chamado "alerta vermelho".

Batman

A discussão sobre quem é o melhor Coringa dos cinemas às vezes é bem acirrada, principalmente após a leitura de Heath Ledger para o personagem. Mas até então, Jack Nicholson reinava como a versão mais notória do Coringa nas telas. Sua participação foi em Batman, filme de 1989 dirigido por Tim Burton e protagonizado por Michael Keaton. Naquela época, filmes de super-heróis vindo das HQs não era algo comum.

O Iluminado

É incrível quando a adaptação de um livro para as telas supera a obra original, como aconteceu em Clube da Luta. Antes disso, porém, Stanley Kubrick atingiu essa proeza ao adaptar O Iluminado, livro da máquina de escrever chamada Stephen King. Como protagonista, Jack Nicholson interpreta um escritor que vai com sua família para um hotel no Colorado para trabalhar como vigia. Gradualmente, ele começa a enlouquecer com os fenômenos sobrenaturais do local. "Here's Johnny!"

Um Estranho no Ninho

Nesse filme, Nicholson vive Randle, um prisioneiro que simula insanidade para e vai para uma instituição para doentes mentais. Ao estimular outros internos a resistirem contra o sistema local, ele acabará pagando um preço bastante alto. Uma obra prima de Miloš Forman, que equilibra muito bem a comédia e drama, promovendo reflexão a respeito do que de fato é a loucura.

Deixe um comentário