Jackie Chan é o mais novo vencedor do Oscar. Obviamente tal prêmio não poderia vir a partir de suas atuações em seus filmes, majoritariamente dos gêneros ação e comédia, às vez um e às vezes as duas coisas. Também se arriscou em alguns épicos, mas isso é conversa para outro momento.
Seu Oscar honorário entregue pelas mãos de Sylvester Stallone veio acompanhado de um discurso simpático, honesto e até inspirador onde lembra suas centenas de filmes e suas dezenas de dublês. Com base nisso, separamos cinco filmes para você conferir uma fração do incrível trabalho desse ator Chinês:
O Grande Desafio
Certamente não é um dos melhores filmes dele, mas é o que eu mais lembro de assistir na Sessão da Tarde. As cenas de luta são boas como sempre, especialmente a luta final. Também é legal destacar que Jackie Chan não é um policial ou lutador em tempo integral, pra variar.
Operação Condor
Jackie Chan faz a vez de Indiana Jones, numa trama que envolve caça ao tesouro, comédia e ação. No final tem uma cena épica com um ventilador gigante.
A Hora do Rush
Como de praxe, Jackie Chan em seus filmes fazendo seus malabarismos e mostrando todo seu talento como artista marcial e um “comediante”. A sintonia dele com o Chris Tucker, é muito boa, funciona e rende boas risadas com ação.
Bater ou Correr
Basicamente a mesma coisa de A Hora do Rush, mas no Velho Oeste americano, trocando Chris Tucker pelo também excelente Owen Wilson.
Mr. Nice Guy: Bom de Briga
Um dos primeiros de muita gente nas “sessões da tarde” da vida. Típico filme onde Jackie Chan confronta uma centena de inimigos de uma vez. Ninguém sangra, mas ele aguenta muito bem, quase sempre com o mesmo sorriso simpático do seu discurso ao receber o Oscar.
Detonando em Barcelona
Esse filme de 1984 é um dos melhores nas cenas de luta de Chan, principalmente por estar no auge de sua forma física. Também é onde começou a ficar mais evidente a comédia em seus filmes.
As Aventuras de Jackie Chan
Marcou demais a infância de muitas pessoas ver uma versão animada do astro na telinha. O desenho possuía muito da mitologia chinesa com a busca dos talismãs, e no final de cada episódio aparecia Jackie em carne e osso dando o ar da graça.