Listas

As curiosidades mais legais de O Poderoso Chefão

Edipo Pereira

15 mar, 2017

Há 45 anos estreava nos cinemas O Poderoso Chefão (The Godfather), filme dirigido por Francis Ford Coppola (inspirado no livro homônimo de Mario Puzo) que se estabeleceu como um clássico absoluto na história do cinema, marcando a carreira de cada um dos atores envolvidos no projeto.

Para prestar nossa homenagem, separamos algumas das curiosidades mais legais da trilogia mesmo que seja para relembrar:

Batismo perturbador

Sofia Coppola, filha de Francis, que viria a interpretar Mary Corleone na última parte da trilogia, também aparece no primeiro filme. Ela era o bebê de Connie e Carlo, Michael Rizzi, que é batizado por Michael.

Marlon Brando e sua genialidade

O gato que Marlon Brando segura em sua primeira cena do filme foi encontrado pelo próprio ator no galpão da Paramount e não estava no roteiro. Coppola gostou da ideia, porém o ronronar do animal acabou interferindo em algumas falas. As frases tiveram que ser regravadas depois.

Maltrato aos animais

Nos ensaios para a cena com a cabeça de cavalo, uma cabeça falsa foi usada. Porém, nas gravações reais, a produção conseguiu uma cabeça de verdade. O susto do ator John Marley ao encontra-la foi genuíno. Não precisava disso tudo.

Volta, Coppola!

A produção do filme foi tão caótica que Coppola tinha certeza que ele seria um fracasso. Para não receber as críticas negativas em pessoa, viajou com a família para Paris, na França. Quando o filme se tornou um sucesso, seus amigos ligaram para ele voltar para os EUA.

Vida difícil (ainda bem)

A princípio, Coppola não queria dirigir o filme, pois achava a obra muito comercial. Porém, sua produtora Zoetrope (em sociedade com diretor George Lucas), tinha uma dívida de US$ 400 mil dólares à Warner Bros por conta do prejuízo do filme”THX 1138″, primeiro longa de Lucas. No final, Francis Ford só aceito entrar para a produção para pagar as contas.

Fica o desafio!

Marlon Brando e Robert De Niro foram os únicos a conquistarem uma estatueta do Oscar pelo mesmo personagem. Brando ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo personagem Vito Corleone em O Poderoso Chefão (1972) e Robert De Niro ganhou como Melhor Ator Coadjuvante, pelo mesmo papel, em O Poderoso Chefão 2.

Melhor curiosidade de todas!

O ator que interpreta Luca Brasi, Lenny Montana, estava tão nervoso por contracenar com Marlon Brando em O Poderoso Chefão que errou parte da fala. A cena em que ele treina o que vai falar para Don Corleone, na verdade, não fazia parte do filme, apenas de sua preparação para a cena original, mas ela foi incluída, pois Coppola gostou da ansidedade autentica do ator.

Deixe um comentário