Compondo o catálogo da HBO Max e com uma trama repleta de mistérios, Criaturas do Farol (Beacon, 2024) é um filme que ganhou contornos de cult com o público assinante da plataforma, por sua premissa que moderniza mitos e também pelos plot twists trazidos pelo final do filme. A seguir, separamos 7 fatos e curiosidades da produção para você curtir:
1. Referências mitológicas, literárias e horror cósmico em Criaturas do Farol
O roteiro traz referências mitológicas e literárias: o faroleiro se chama Ismael (como na obra Moby‑Dick), e há menções a deuses do mar (Netuno), sereias e lendas marítimas que influenciam o clima narrativo e psicológico. Também há indícios de horror cósmico na trama: Emily é proibida de pentear os cabelos para não atrair sereias vindicativas — criando mistério entre crença e delírio.
2. In Memorian
Em memória de William Michael Hapgood, um trabalhador de efeitos especiais que faleceu em 18 de maio de 2023, aos 42 anos.
3. Roteirista de Beacon é referência em podcasts
Julio Rojas, que assina o roteiro do filme, é conhecido por várias colaborações em podcasts como Caso 63, Foom, Selección Natural e Retornados.
4. Julia Goldani Telles em Lindo de Morrer, da Max
A atriz protagonista de Criaturas do Farol, Julia Goldani Telles, não teve nenhum trabalho creditado com seu nome desde o lançamento deste filme. Para os assinantes da HBO Max, ela está no elenco de Lindo de Morrer (2020), filme original do serviço. Clique aqui para assistir.
Ela também teve grande destaque em séries como The Girlfriend Experience e The Afair.
5. Receptividade do público e críticas ao final de Criaturas do Farol
No Rotten Tomatoes, o filme chegou a ter 100% de aprovação em crítica, apesar de debates sobre seu impacto narrativo final (leia o final explicado aqui). Por outro lado, alguns críticos apontam que a narrativa perde ritmo no segundo ato: o desenvolvimento das lendas e tensão psicológica não chega a um desfecho impactante esperado.
A atmosfera e ambientação são destacadas como pontos fortes de Beacon: o suspense claustrofóbico e o cenário isolado garantem tensão constante.
6. Criaturas do Farol era pra ter outro título
A produção inicial era intitulada “Atlas” até a cineasta Roxy Shih assumir e moldar o projeto como um thriller isolado de dois personagens.

7. Antagonista experiente
Demián Bichir, que vive o antagonista Ismael, possui larga experiência com filmes de terror, mistério e sci-fi tendo trabalhado em produções como A Freira (2018), O Céu da Meia0Noite (2020), Mundo em Caos (2021) e Godzilla vs. Kong (2021). Como vilão, ele também interpretou o impostor Bob em Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino (2015).