Brick (2025) - Casal protagonista enfrenta um apocalipse nanotecnológico - leia a crítica Brick (2025) - Casal protagonista enfrenta um apocalipse nanotecnológico - leia a crítica

Brick: 7 curiosidades do filme mais visto na Netflix atualmente

Os fãs de distopias tem uma nova opção de entretenimento no catálogo na Netflix: o filme Brick (2025), lançado no último dia 10 de julho no Brasil. Com uma trama tensa e recheada de mistério, o filme mostra um casal que se depara com uma parede intransponível envolta de seu apartamento. Eles passam a tentar então diversos meios de sair dali, enquanto outras pessoas na verdade podem estar com pensamentos contrário ao deles.

1. Estreia de Brick no topo da Netflix

Logo no dia de estreia, Brick já figurou na primeira colocação entre os filmes mais assistidos do serviço. A sua trama de mistério e o final surpreendente contribuem para atrair o público.

2. Mesmo criador de Tribes of Europa, série já cancelada – mas que angariou fãs na Netflix

Muitos fãs se recordam de uma série até que legal – mas que infelizmente não teve continuidade pois acabou cancelada pela Netflix. Trata-se de Tribes of Europa, série criada pelo mesmo diretor de Brick, Philip Koch.

3. Estrela de Brick é um velho conhecido pelos assinantes da Netflix e de Zack Snyder

O ator protagonista de Brick, Mathias Schweighöfer, está presente na Netflix em duas produções originais lideradas por Zack Snyder: Army of the Dead, na qual ele interpreta o ladrão Dieter, e posteriormente Exército de Ladrões: Invasão da Europa, retornando com seu personagem para estrelar como protagonista do filme (que ele também é diretor)  ambientado no universo de Army of the Dead.

Ele ainda atuou em produções como Oppenheimer (atualmente disponível no catálogo do streaming) como Werner Heisenberg e mais recentemente emprestou sua voz a um personagem de Elio, animação da Pixar.

4. Matthias Schweighöfer e Ruby O. Fee já atuaram juntos

Para quem curtiu o casal protagonista, eles já estiveram juntos em Exército de Ladrões: Invasão da Europa, filme em que Ruby O. Fee viveu a personagem Korina Dominguez.

5. Ambientação de Brick

Apesar de se passar na Alemanha, as gravações do filme de Philip Koch se deram no Barrandov Studios em Praga, República Tcheca.

6. Sartre

O livro citado ao longo do filme é “Entre Quatro Paredes“, peça teatral de Jean-Paul Sartre, que explora o existencialismo através da experiência de três personagens mortos. A peça centraliza-se na relação opressiva entre eles, onde a liberdade individual é constantemente desafiada pelo olhar e julgamento dos outros – temas semelhantes aos que encontramos na história de Brick.

7. Nanotecnologia é algo real e presente em nosso cotidiano

A nanotecnologia é real e está em uso. Ela envolve a manipulação de matéria em escala nanométrica, ou seja, átomos e moléculas, para desenvolver materiais, dispositivos ou sistemas com propriedades únicas. É aplicada em medicina, eletrônica, energia e até alimentos:

  • Protetores solares: usam nanopartículas de dióxido de titânio ou óxido de zinco para proteger a pele sem deixar resíduo branco.

  • Roupas esportivas: tecidos com nanopartículas que repelem água, suor e bactérias, evitando mau cheiro.

  • Medicamentos: sistemas de liberação controlada que usam nanocápsulas para atingir células específicas, como em tratamentos contra o câncer.

  • Eletrônicos: telas de alta resolução, baterias mais duráveis e componentes menores em smartphones e notebooks.

  • Embalagens de alimentos: com nanopartículas que evitam a proliferação de microrganismos e prolongam a validade.

  • Tintas e vernizes: que repelem sujeira ou têm ação antibacteriana, usados em hospitais e ambientes públicos.