Listas

5 Animes que NÃO deveriam ganhar adaptações ocidentais

Raphael (Ph) Carmo

25 set, 2017

Esse ano tivemos adaptações de dois famosos desenhos japoneses: Ghost in The Shell e Death Note. E, como já é de costume, ambas foram mal recebidas pelo público e crítica, bem no estilo de outras adaptações passadas como Dragon Ball Evolution. Talvez, a mente americana não entenda muito bem como funciona o Japão, ou talvez essas obras só funcionem numa certa mídia.

Assim, confira alguns animes famosos que NÃO deveriam ganhar adaptações, porque provavelmente o resultado vai ser ruim novamente.

Akira

Resultado de imagem para akira arm

Esse é um que já se fala em adaptação  há muito tempo. Recentemente saiu até um boato de que o diretor do novo Thor está sendo cotado para dirigir o longa. Akira é uma obra bem bizarra e complexa, até mesmo a famosa animação japonesa não consegue trazer todos os elementos do mangá, tornando a história confusa em diversos momentos. Além disso, Akira fala muito com os japoneses sobre o Japão, sobre o medo de haver um novo ataque nuclear no país. Tudo isso misturando sci-fi bizarro e conceitos metafísicos. Provavelmente uma adaptação americana iria focar nas cenas de ação e perseguição de moto.

One Piece

Resultado de imagem para one piece characters

Esse aqui eu nem consigo começar a falar. One Piece é um anime que pega muito da loucura e absurdo dos quadrinhos norte-americanos e mistura com o humor e ação do Japão. É uma narrativa que só pode funcionar no mangá e no anime, por causa de seus personagens e situações bizarras. Infelizmente, há pouco tempo foi anunciada uma série de produção nipo-americana do anime. Os produtores dizem que não vai decepcionar os fãs e que será uma das séries mais caras da história. Sinto cheiro de prejuízo.

Cavaleiros do Zodíaco

Os-Cavaleiros-do-Zodíaco-Saint-Seiya-Online

O famoso anime que animou as vidas das crianças brasileiras dos anos 90 possui uma estética tão exagerada e única que seria difícil transpor ela para um live-action. Os personagem de Cavaleiros do Zodíaco têm armaduras anatomicamente imperfeitas e lutas cósmicas que duram 100 dias. Esse tipo de absurdo só pode ser engolido em mangás e animes. O mais próximo que o ocidente chegou de adaptar foi a estética do horroroso Deuses do Egito, ou seja, o resultado não foi nada favorável. Logo teremos uma animação em CGI saindo de uma parceria Netflix e Toei Animation, e coisa boa pode vir daí, não precisamos de um filme com pessoas de carne e osso.

Qualquer filme do Studio Ghibli

Resultado de imagem para viagem de chihiro

Felizmente, os filmes do tio Miyazaki fazem muito sucesso no ocidente e possivelmente nunca vão ganhar adaptações americanas em live-action. Mas caso isso acontecesse seria um absurdo enorme. A magia dos filmes do Studio Ghibli reside na sua bela animação e direção de arte, trazendo mundos lindos e fantásticos pelos frames de animações perfeitamente bem produzidas. Toda essa magia se perderia com um ator Hollywoodiano interagindo com criaturas e cenários digitais.

Evangelion

Resultado de imagem para evangelion adam

Por motivos iguais ao Akira, Evangelion é uma obra esquisita que possui diversos níveis. Na sua fachada temos iradas brigas de robôs e monstros gigantes, mas por trás temos diversas discussões sobre problemas psicológicos, família e religião. Se nem os japoneses conseguem terminar bem uma história de Evangelion, imagine os americanos resumindo o filme a brigas de robôs gigantes. Além disso, já temos uma adaptação não-oficial com lutas iradas e roteiro raso chamado Pacific Rim. Cada um tem o Evangelion que merece.

 

Deixe um comentário