As férias chegaram para algumas pessoas e, para outras, ainda está chegando. Para ninguém morrer de tédio, pensamos em uma lista de animes bem divertidos com animais antropomórficos, do jeitinho que todo mundo ama.
Tradicionalmente, o gênero se chama kemono, que tem a ver com “fera”, e é um estilo de animação bastante popular, principalmente por inserirmos animais em ambientes tipicamente humanos, fazendo coisas que nós fazemos no dia a dia, tendo até mesmo problemas idênticos, o que atrai o público que gosta de histórias diferentes, mas com aquele clichê que amamos.
Em nosso país, fomos acostumados a esse tipo de narrativa por conta de animações como A Pequena Sereia, em que Linguado e outros amigos marinhos de Ariel agem tal qual humanos, embora não vivam da mesma forma (sorte a deles), mas a verdade é que a humanidade é fascinada em humanizar animais e seres inanimados desde os primórdios, e podemos observar essa herança nas telonas. Não é à toa o fascínio dos brasileiros pelo tradicional jogo do bicho, onde inclusive é possível apostar no bicho online.
Aqui vão algumas indicações supimpas para curtir esses animes:
1.O reino dos gatos
Sinopse: Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.
Onde: Netflix
Filme do famoso Studio Ghibli, O Reino dos Gatos começa no mundo humano, onde gatos são apenas gatos, para depois se mudarem para o maravilhoso Reino dos Gatos. Haru é uma garota determinada, e precisa sair de lá o mais rápido possível antes que se torne gata para sempre! Para isso, o misterioso Barão vai lhe dar o apoio necessário para enganar o rei e fugirem dali intactos e nas respectivas formas (no caso do Barão, ele seria algo como um enfeite de uma loja, acho que uma espécie de antiquário, e quando dá determinado horário do dia, com ninguém as vistas, ele se torna um ser vivo.
A história é curtinha e muito dinâmica, com vários gatinhos em tela para os gateiros de plantão se derreterem. Haru, como boa amante de animaizinhos, salva um gatinho, e o espertinho, como “recompensa”, decide que ela vai ser sua consorte real. Eu amo gatos, mas têm uns que merecem um cascudo (e muito cheirinho na barriga, sempre)! O filme é ideal para se assistir com toda a família.
2.Beastars: O lobo bom
Sinopse: Em um mundo onde convivem animais de todo tipo, um lobo manso começa a descobrir seus instintos predatórios justamente quando acontece um assassinato na escola.
Onde: Netflix
O anime já tem duas temporadas, com a terceira confirmada (especula-se que sai esse ano) e é baseado no mangá de mesmo nome. O protagonista é o lobo Legoshi, que evita sua natureza de predador, pois quer se dar bem com todos e é completamente contra violência, sendo, inclusive, um personagem tímido e até introspectivo, mas que todo mundo, ou quase, gosta dele. Afinal, ele é um fofo. Para tirar a sua paz, ele se apaixona pela coelha Haru, e, como uma enorme bola de neve, as coisas vão se desenrolando de tal forma que ambos acabam em situações extremamente perigosas. A primeira temporada é maravilhosa, e não tem como não torcer pelo casal, além de se apaixonar por Legoshi.
Na minha humilde opinião, perderam a mão na segunda temporada, deixando o relacionamento de Haru e Legoshi em segundo plano – algo que não faz sentido, depois de tudo o que passaram – e dando mais destaque para Louis e o… ahn… amor? Amizade? Seja lá o que Legoshi sinta por ele. Esse foco nos dois personagens acaba abafando muitos dos temas interessantes que o anime começou em sua primeira temporada, além de esquecer outros personagens que seriam importantes. Ainda assim, indico assistir, pois a terceira e última temporada deve vir por aí! E, se não curte animação, sempre tem o mangá – dizem que é magnífico e não comete o erro do anime.
3.BNA
Sinopse: A história acompanha Michiru, uma garota humana que é transformada em uma meio-animal sem qualquer explicação. Depois disso, Michiru foge e se refugia em uma área especial da cidade chamada “Anima City”, onde encontra um meio-lobo que odeia humanos.
Onde: Netflix
Esse anime é muito fofo! A história tem um quê dos gêneros policial e suspense, sendo majoritariamente fantasia com aquele pézinho na ficção científica, onde Michiru precisa da ajuda de Ogami, o protetor da cidade, para descobrir como e porquê ela foi transformada em uma feral (o modo como chamam essas criaturas humanóides no anime) e acaba se envolvendo em uma história muito maior do que ela. Porém, Michiru é uma garota esperta, e vai conseguindo lidar com tudo da melhor maneira possível. A narrativa envolve temas interessantes, como preconceito, racismo, extremismo religioso, entre outras coisas.
4.Gingitsune: A Raposa Mensageira dos Deuses
Sinopse: O anime segue o dia a dia de Makoto Saeki, 15ª sucessora do templo de sua família. Com isso, Makoto consegue enxergar Gintaro, um mensageiro dos deuses, o espírito de uma raposa prateada sagrada que vive há 350 anos no templo. Como mensageiro dos deuses, Gintaro é capaz de ver o futuro e usa essa habilidade para ajudar Makoto apenas quando é realmente necessário. É uma história de amizade entre uma delicada adolescente e um teimoso mensageiro dos deuses.
Onde: Crunchyroll
Ao contrário dos outros, não se deve esperar muita ação nesse anime de gênero slice of life, que se preocupa mais em mostrar o dia a dia dos personagens, tratando de questões mais sérias de um jeito leve e gostosinho. Não é uma história com pretensões altas, mas se quer algo para relaxar, esse anime pode ser uma boa.
5.Porco Rosso: O último herói romântico
Sinopse: Transformado em uma espécie de porco humano, um piloto tenta salvar vítimas de piratas.
Onde: Netflix
Mais um dos animes do amado Studio Ghibli, Porco Rosso é uma animação divertida sobre um veterano da Primeira Guerra Mundial que foi amaldiçoado e transformado em porco italiano (isso ele já era) antropomórfico caçador de recompensas, e que gasta seu tempo combatendo piratas aéreos no Mar Mediterrâneo. Para os tempos atuais, pode ser melhor ainda, já que o protagonista tem a famosa frase “Melhor ser um porco do que fascista”, ou algo do gênero. O filme tem diversas camadas, que você explora ou não, e traz temas relevantes para as telas com um personagem complexo e apaixonante.