alfred-hitchcock-diretor alfred-hitchcock-diretor

Alfred Hitchcock faria 123 anos hoje; relembre filmes do diretor

Um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos, Alfred Hitchcock faria 123 anos neste dia 13 de agosto de 2022. Idade praticamente impossível de um ser humano conseguir atingir, mas muito pouco para a longevidade do legado que Hitchcock deixa na indústria.

Mas o renome não veio gratuitamente. Tendo iniciado como um proletário no ramo trabalhando em cinemas (bem jovem, ele já legendava filmes mudos para uma produtora londrina – indo contra sua intenção inicial de se tornar engenheiro), o diretor, nascido na Inglaterra em 1899, chegou a ser tratado como um artista menor e repetidor de fórmulas para agradar os empregadores. Depois de um breve período de aprendizado, como assistente de direção e montador, em 1925 fez seu primeiro filme, nunca concluído, “The pleasure garden”. Em 1926, no entanto, já assina “The Lodger”, uma história com Jack, o Estripador, demonstrando grande talento. Daí por diante, não parou mais de filmar.

A produção de Alfred Hitchcock é pra lá de extensa, e isso acabou refletindo na qualidade de muitas obras do diretor, que mantinha um ritmo de acordo com a demanda dos executivos. De todo modo, clássicos como Psicose (1960), Janela Indiscreta (1954) e Os Pássaros (1963) estão aí tanto para os estudantes de cinema aprenderem, quanto para que o grande público ávido por um bom suspense possa curtir.

Pensando nisso, selecionamos seis produções finíssimas do diretor: vamos à lista!