“Existe algo mágico nas aberturas de séries. Algo que muitas vezes nem conseguimos explicar, mas que é fácil de entender durante aqueles rápidos segundos.”
A frase citada acima é de um texto do colega Charles Luis Castro (não perca tempo e leia aqui), onde ele discorre a respeito de como uma abertura de série pode mexer com nossos sentimentos a cada vez que assistimos (e são muitas). Com base nisso, resolvemos criar uma lista com 7 aberturas arrasadoras que se destacam não apenas por elementos individuais como música e visual, mas pelo conjunto da obra:
Orange is the New Black
A série Orange Is The New Black tem uma abertura significativa, principalmente pelos rostos das detentas que aparecem durante o vídeo, que são de mulheres realmente encarceradas e não atrizes. Combina perfeitamente com You’ve Got Time, da cantora e compositora russa Regina Spektor. A letra fala faz um analogia reflexiva com a vida de um detento.
True Detective
A primeira temporada de True Detective não trouxe apenas Matthew McConaughey e Woody Harrelson em personagens inesquecíveis numa trama não-linear. Far From Any Road, da banda estadunidense de música country de Chicago The Handsome Family, dá o tom no clipe de abertura da série visitando o fascinante visual do estado de Louisiana e abusando do jogo de sombras com os personagens.
Game of Thrones
Mais uma produção impecável da HBO, Game of Thrones conta com uma das aberturas mais legais de ver e rever. A música tema composta pelo alemão Ramin Djawadi já virou um item cultuado na cultura pop (existem centenas de versões alternativas pela internet) e possui identidade própria principalmente por fugir de instrumentos já usados com êxito (como flautas) em obras como Senhor dos Anéis. A parte visual do clipe (com maquetes renderizadas num ângulo aéreo) demandou cerca de 25 profissionais para ser criada, no prazo de dois anos.
Narcos
A polêmica do sotaque de Wagner Moura tomou conta da mídia brasileira depois do lançamento da série Narcos, mas o que conta mesmo foi o incrível trabalho do ator brasileiro e a inegável qualidade da série. O clipe de abertura não fica devendo apresentando imagens do verdadeiro Pablo Escobar, muita cocaína, cenários latinos e a deliciosa composição de Rodrigo Amarante, Tuyo.
Dexter
A grande paixão da vida de Dexter Morgan (Michael C. Hall) é o sangue, e a cena de abertura faz relação de todas as atrocidades que ele comete com atividades do cotidiano, onde o resultado final se resume a sangue. Talvez não seja uma abertura para assistir muitas vezes (devido ao desespero que pode dar) mas não deixa de ser uma das melhores já criada.
Friends
Esse não pode ficar de fora de lista alguma que envolva séries. Friends é um marco na história dos sitcom, e sua abertura é tão viciante quanto as 10 temporadas. A música de chama I’ll Be Ther For You, da banda The Rembrandts.
Jessica Jones
Grata surpresa da parceria entre Marvel e Netflix, Jessica Jones agradou por trazer uma personagem feminina empoderada e real. Quebrando qualquer amarra com seriados baseados em personagens de HQs, a abertura traz um jogo de cores não usual e traços psicodélicos, representando todo o drama protagonista e também sua profissão como detetive. Tudo isso num jazz dos anos 1960.
Família Soprano
A lendária série da HBO e recordista de audiência Família Soprano também goza de uma empolgante abertura. Acompanhar o finado e eterno James Gandolfini dirigindo pelos EUA ao som de Woke Up This Morning é algo difícil de se enjoar. Obs: O vídeo com a cena de abertura só é permitido assistir diretamente no YouTube (clique aqui).
Curtiu as músicas? Em breve traremos a parte 2 no CosmoRank, mas você pode nos dizer qual abertura de série ficou faltando!