Continuando nossa seleção de filmes nessa data nordestina!
Inventamos de listar bons filmes para homenagear o Dia do Nordestino (8 de outubro), e o resultado não poderia ser outro: são tantos que não cabem em apenas uma lista! Sendo assim, a parte 2 pode ser conferida logo a seguir. Não deixe de conferir também a Parte 1 clicando aqui!
A Febre do Rato
Mais um (e o melhor) filme de Cláudio Assis. A Febre do Rato no título é uma expressão popular típica do Recife sobre alguém quando está fora de controle, e no filme também é o manifesto do poeta Zizo (Irandhir Santos). Provocante, o longa traz questões que vão além do seu restrito espaço geográfico.
O Som ao Redor
Primeiro longa de Kleber Mendonça Filho (Aquarius), O Som Ao Redor mostra a transformação de uma sociedade ainda assombrada pelo que fez no passado. A trama se passa numa rua de classe-média na zona sul do Recife, que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito através de segurança particular. Essa presença passa a trazer tranquilidade para alguns, e tensão para outros.
O Auto da Compadecida
João Grilo e Chicó, que dupla! O Auto da Compadecida adapta a peça teatral de Ariano Suassuna, com direção de Guel Arraes. Matheus Nachtergale e Selton Mello se destacam nessa comédia ambientada no interior da Paraíba, onde seus personagens são muito pobres e sobrevivem de pequenos negócios e golpes. Daqueles filmes que divertem com qualidade.
Tatuagem
Tatuagem, de Hilton Lacerda, consegue juntar questões tabu com cinema de qualidade. No filme, acompanhamos o romance entre um soldado de dezoito anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Mais uma vez temos uma grande atuação de Irandhir Santos, verdadeiro ícone dos filmes nacionais.
Cinema, Aspirina e Urubus
Cinema, Aspirina e Urubus, do diretor Marcelo Gomes, conta a história de um alemão foragido da 2ª Guerra Mundial que vende aspirinas e um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona do alemão, passa a trabalhar para ele como ajudante. Eles viajam de povoado em povoado, exibindo filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema.
O Shaolin do Sertão
Recentemente em Cartaz nos cinemas, O Shaolin do Sertão é mais um dos filmes na vibe de Cine Holliúdy. Um lutador profissional que sonha em voltar a lutar confronta um alinedado por filmes de kung fu que quer voar como os ninjas de seus filmes preferidos.
Abril Despedaçado
Dentre tantos filmes estrelados por Rodrigo Santoro, Abril Despedaçado é o que deu mais visibilidade internacional ao ator. Dirigido por Walter Salles, a trama se passa em 1910 onde vive um jovem de vinte anos que passa a ser estimulado pelo pai a vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival.