Listas

7 filmes de ficção científica para refletir sobre o futuro

CosmoNerd

1 fev, 2017

A evolução tecnológica avança a passos largos e, mesmo que ainda não tenhamos máquinas do tempo ou teletransportes, é inegável que no último século as novas tecnologias nos mostraram o caminho muito provável que alcançaremos, o mesmo de filmes que na época em que foram lançados pareciam muito distantes da realidade.

Mas hoje já nos é racionalmente aceito como muito provável. Porém o que quero mostrar nessa matéria é que caminho queremos seguir, a ficção cientifica pode nos ajudar a enxergar os caminhos para o bem ou para o mal. Vamos à lista:

A.I. - Inteligência Artificial (2001)

A.I. passa-se num futuro distante; é uma história de humanidades numa época de máquinas inteligentes. O filme foca a relação e os desafios envolvidos quando um menino androide, o primeiro programado para amar, coexiste como membro de uma família. Depois de uma série de circunstâncias inesperadas o deixarem sem aceitação quer junto dos humanos, quer junto das máquinas, ele viaja para descobrir o local ao qual realmente pertence.

Blade Runner: o Caçador de Androides (1982)

No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo replicantes fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

Ela (2013)

Theodore é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Eu – Robô (2004)

Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem , esses robôs possuem um código de programação que impede a violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que os robôs tenham encontrado um meio de desativar a Lei dos Robóticos.

Interestelar (2014)

Num futuro próximo, a Terra é um planeta devastado. Estudiosos de todas as áreas buscam mundos potencialmente habitáveis que possam evitar a extinção da Humanidade. A comunidade científica acredita que a solução pode estar em um buraco de minhoca, portais que possibilitam a ligação entre mundos paralelos, independentemente da distância entre eles. E é assim que uma equipa de exploradores espaciais é enviada na missão mais importante da História humana: entrar num desses portais e encontrar um mundo onde a vida possa prosseguir. Entre eles está Cooper, um engenheiro viúvo que tem de tomar uma decisão extraordinariamente difícil: embarcar nessa perigosa viagem sabendo que provavelmente nunca mais verá seus filhos.

Matrix (1999)

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviado para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante através do espaço e do tempo.

Deixe um comentário