Denis Villeneuve
Listas

6 filmes do diretor Denis Villeneuve que você precisa assistir

Diego Barbarossa

7 out, 2020

Recentemente, no último dia 3 de outubro, foi aniversário de um dos maiores diretores da atualidade, o canadense Denis Villeneuve. Villeneuve está na direção da nova adaptação de Duna, e se você não conhece o diretor pelo nome, talvez identifique algum filme com a mão dele. Caso não tenha visto nenhum, então já deixo seis indicações necessárias e com o toque villeneuviano para quem gosta de cinema.

A lista abaixo não está em ordem de melhor ao pior.

Blade Runner 2049 (2017)

Trazendo a continuação do clássico de Ridley Scott, Blade Runner 2049 é uma história fantástica no cruel universo cyberpunk. Aqui, Ryan Gosling é K, um policial que depois de uma investigação, vai em busca do desaparecido Rick Deckard (Harrison Ford), mostrando uma sociedade moralmente injusta, suja e melancólica - tudo exibido em uma fotografia concisa e uma produção minuciosamente trabalhada em detalhes. Blade Runner 2049 é, talvez, a obra mais contemplativa e visualmente bela de Villeneuve.

O filme está disponível na Netflix.

Sicário: Terra de Ninguém (2015)

Quando a agente do FBI Kate (Emily Blunt) é escalada para participar de uma missão com a força-tarefa de elite do governo norte americano na divisa com o México, ela percebe que seus princípios morais vão ser testados e modificados.

Os personagens aqui são os pontos alto de Sicário: Terra de Ninguém. Especialmente Alejandro (Benicio del Toro) que, não à toa ganhou um filme expandindo mais sua história - este sem a direção de Villeneuve. Sobre Sicário, não é rasgação de seda falar que este filme é uma excelente ação com suspense, é?

O filme está disponível na Amazon Prime Video, Looke no Telecine Play.

A Chegada (2016)

A trama é focada em Louise Banks (Amy Adams), uma linguista convocada pelo governo americano para tentar decifrar a linguagem utilizada por seres extradimensionais que pairam sobre os territórios de nosso planeta.

Em A Chegada, Villeneuve sonda uma abordagem muito parecida com a de outros longas sobre alienígenas. Mas aqui o diretor consegue te deixar focado nos acontecimentos que surgem ligando todos os pontos necessários para que você tenha uma belíssima experiência. Não veja muito coisa sobre este filme, apenas veja-o.

Você pode conferir este filme na Amazon Prime Video.

Os Suspeitos (2013)

Sabe aquele filme de suspense com investigação que te prende e te impressiona? Então, é aqui, em Os Suspeitos, que tu encontra isso e um pouco mais. Na história, depois que uma garotinha e sua amiga desaparecem, o tempo passa e o desespero começa a tomar conta de todos os envolvidos, especialmente os pais. O investigador (Jake Gyllenhaal) entra no caso e acaba colocando o personagem vivido por Paul Dano, que possui uma idade mental de criança de 10 anos, como o principal suspeito.

Um pai desesperado e enfurecido (Hugh Jackman), um policial obstinado e uma sequência de cenas, diálogos e personagens que vão te deixar angustiado. O filme pode ser encontrado tanto no Telecine Play como no Now e Looke.

O Homem Duplicado (2014)

Em O Homem Duplicado, Villeneuve repete a parceria fantástica que fez com Jake Gyllenhaal e adapta a obra de José Saramago. Aqui temos uma trama complicada, que se não fosse pela direção junto da brilhante atuação de Gyllenhaal, este filme estaria, talvez, fadado ao fracasso.

A história acompanha um professor de história que descobre possuir um doppelgänger. Um sósia que, aos olhos do professor, parece ter uma vida melhor do que a sua. Apesar de algumas escorregadas, o filme é mais um belo trabalho do diretor e está disponível no Looke.

Incêndios (2010)

Filme a alavancar a carreira de Villeneuve em Hollywood, recebendo uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011, Incêndios traz a história de dois irmãos gêmeos, Simon (Maxim Gaudette) e Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin), que, no dia da morte da mãe, recebem duas cartas dela para serem entregues a destinatários desconhecidos. Uma para o pai que acreditavam estar morto e outra para o irmão que eles não tinha conhecimento da existência.

A jornada nos leva ao Oriente Médio, trazendo revelações de quem foi verdadeiramente essa mãe, que teve uma vida marcada em meio a guerra. Filme mais que fundamental da brilhante trajetória do diretor.

Deixe um comentário