dead-by-daylight-horror-game lista jogos coop
Listas

5 jogos de terror para jogar no modo cooperativo

Becky C.

23 out, 2020

Na maioria dos filmes de terror, o herói ou a heroína não começam sozinhos. Claro que, eventualmente, a sua trupe vai morrendo, ou talvez sobre o par romântico para apimentar as coisas. Mas, o que se sabe é que, por um bom tempo, o protagonista está acompanhado. Então, por que não em jogos de terror?! E assim, temos aqui uma nova lista, dessa vez para jogar com seus coleguinhas!

Left 4 dead

Left 4 Dead

Lançado em 2008, Left 4 dead é um jogo multiplayer cooperativo de survival horror em primeira pessoa. Aqui, a equipe tem que se manter unida se quiser sobreviver contra um dos mais temíveis inimigos da humanidade: os zumbis. Claro, você não é obrigado a jogar sempre com pessoas on-line, existindo o modo single player, em que você terá sua equipe montada por bots. São quatro modes: campanha, versus, multiplayer e single player, então, tecnicamente, fica todo mundo feliz.

A história começa na Pensilvânia, logo após o surto de um vírus conhecido como "green flu" (traduzido literalmente como gripe verde), extremamente transmissível, que causa agressividade e a perda de muitas funções cerebrais da vítima. Duas semanas após a infecção, quatro pessoas imunes ao vírus tentam sobreviver enquanto atravessam a cidade de Fairfield e descobrem que o vírus pode causa mutações ainda mais letais.

Ao entrar no jogo, você é selecionado randomicamente para qualquer um dos 4 personagens: Zoey, Bill, Francis e Louis. São 4 mapas com 5 atos em cada. A equipe precisa permanecer unida se quiser sobreviver, então nada de sabotar o coleguinha! Também há um mode em que você pode jogar com os infectados, então tem diversão até para quem adora ser um vilão. E a diversão continua em Left 4 dead 2, com novos e velhos personagens e desafios inusitados.

Dying Light

Dying Light

Jogo de survivor horror com mundo aberto e de primeira pessoa, típico do gênero cooperativo. Lançado em 2015, você pode jogar tanto no single player como no modo multiplayer, com 4 jogadores.

A história começa na cidade de Harran, na Turquia, no qual um surto viral transformou quase toda a população em zumbis superagressivos, fazendo com que o governo fechasse a cidade e ordenasse quarentena. No meio desse caos, você é o agente especial da GRE (unidade responsável pelos sobreviventes na zona de quarentena), Kyle Crane, ou 31. A princípio, seu objetivo é resgatar um arquivo sigiloso que caiu em mãos erradas. E, obviamente que, nesse arquivo, há informações que podem causar catástrofes.

No decorrer da aventura, você precisará realizar favores para conseguir atingir seu objetivo, além de encarar zumbis e membros de de grupos locais - e já sabemos que a humanidade pode ser pior do que qualquer zumbi.

Por ser um mundo aberto, você precisará aprender a se movimentar pela cidade e, aqui, eles incluíram um elemento que não se via desde Mirror's Edge: o parkour. Mas não pense que será fácil de dominá-lo, o jogo vai te obrigar a ter um certo cuidado para atingir o seu objetivo. O início de tudo é meio lento, pois é basicamente um tutorial para que você se adapte ao sistema do jogo, o que é muito útil. Aliás, me lembrando muito The last of us, aqui é imprescindível fazer buscas minuciosas pelos locais, pois em cada cenário pode haver algo de útil para a sua campanha.

Friday the 13th: the game

Sexta-feira 13 é uma franquia de terror que conta com mais ou menos 12 filmes, além de romances, quadrinhos etc. O filme gira em torno de Jason Voorhes, que morreu afogado quando jovem em Crystal Lake Camp, por negligência dos monitores que, bem, estavam se divertindo sexualmente (e assim nasceu a lenda de que todo mundo que faz sexo no filme, morre). O lago se tornou "amaldiçoado" e, apesar do assassino no primeiro filme não ser Jason, a partir do segundo já vemos o famoso cometendo seus crimes de vingança.

Você pode não ter assistido a um dos filmes da franquia, mas você com certeza já ouviu falar de Jason. E, devido ao seu sucesso, nada mais natural que resolverem se utilizar da sua ilustre figura para desenvolverem um jogo para a saga. E assim nasceu, em 2017, Friday the 13th: the game.

Esse jogo multiplayer de survival horror compacta 7 jogadores para serem monitores do acampamento Crystal Lake, e 1 para ser Jason. O objetivo principal é usar a sua esperteza para fugir do assassino, enquanto este tenta eliminar a todos. Existem 3 modos de jogo: jogo rápido, jogo fechado e jogo offline. As partidas são rápidas, e apesar de poder jogar com seus amigos, não o deixa menos aterrorizante.

Friday the 13h: the game teve uma ótima recepção do público, apesar das críticas feitas ao jogo. Aparentemente, se você quiser jogar com estranhos on-line, pode acabar esperando mais de dez minutos em uma fila, por isso o mais indicado é formar equipes com seus amigos. E, assim, diversão garantida.

Dead island

Dead Island

Jogo de survival horror de ação e aventura em primeira pessoa, foi lançado em 2011 e consiste em sobreviver a uma infestação zumbi em uma ilha. Ah, e é mundo aberto.

A história começa com os 4 protagonistas que, depois de uma farra daquelas na ilha paradisíaca, acordam e dão de cara com nada menos do que uma infestação zumbi. O sonho de todo adolescente, praticamente. Além de fugir e lutar, o jogo também te faz focar em ajudar outras pessoas, e, assim, você pode decidir se vai ficar na missão principal ou gastar o tempo que quiser nas diversas missões secundárias. O modo campanha é bem longo, possuindo em torno de 20 horas (sem incluir a maioria das missões secundárias).

O jogo conta também com a versão coop on-line, no qual você se unir com seus amigos para desbravarem essa aventura juntos, tornando a diversão ainda melhor.

Uma das diferenças desse jogo para outros é a variedade de armas que você pude usar contra os inimigos, que vão desde um pedaço de madeira, passando por remos, até as típicas armas de fogo. Você também pode fabricar coisas, como bombas caseiras, por exemplo. Os cenários são bem diversificados e há uma boa variedade de zumbis espalhados por aí. Ele teve uma boa recepção e é diversão garantida.

Dead by Daylight

dead by daylight

O último survivor horror da nossa lista é jogado exclusivamente um jogador contra quatro. Lançado em 2016, o jogo traz um clima de filme adolescente à experiência. Você com certeza sabe do que estou falando.

Aqui, não há um enredo específico, apenas 4 adolescentes que estão reunidos em um único lugar e precisam escapar de um serial killer. As vítimas são mais fracas, mas podem contar com diversas ferramentas pelo cenário, e são em primeira pessoa. O assassino joga na terceira pessoa e não pode ser morto.

Os objetivos podem variar, como apenas sobreviver, ou ligar os geradores. Além disso, a pessoa pode escolher com quem vai jogar antes de iniciar a partida. Os cenários são sempre variados, gerados randomicamente. E, apesar dos controles serem simples, e os objetivos parecerem nada desafiadores, a verdade é que o clima de tensão impera, e você se sente o tempo todo perseguido pelo assassino. Aliás, este último é inspirado em todo tipo de assassino já visto: slashers brutais, criaturas paranormais etc. Nas DLC, você também pode ter serial killers famosos, tais como Michael Meyers de Halloween ou Freddy Krueguer de A hora do pesadelo.

O jogo tem uma média boa de avaliações, com uma recepção satisfatória. Ano passado, ele chegou a vender 5 milhões de cópias.

E você, jovem nerd?! Qual jogo você acha que faltou nessa lista? Comenta com a gente!

Aproveite para conferir nossa lista de 5 jogos de terror e 5 jogos de horror, nesse super especial de Halloween!

Deixe um comentário