Ontem, dia 05 de maio, foi comemorado os 201 anos do nascimento do filósofo Karl Marx. Mesmo sendo uma figura polêmica hoje em dia, o personagem histórico inspirou muitas obras de ficção através dos seus textos sobre a luta de classes (leia mais aqui). De acordo com o pesquisador, a luta de classes é uma oposição entre classes diferentes da sociedade, o exemplo mais comum é uma classe opressora dona dos meios de produção e a classe trabalhadora explorada. Para comemorar, confira nossa lista de filmes da cultura pop que representam a luta de classes:
A Fuga das Galinhas (2000)
No filme de stop-motion se passa em um galinheiro onde as galinhas são exploradas pelo dono para produzir ovos. A líder Ginger então lidera uma revolução para fugir do galinheiro em uma mistura de filme de assalto com revolução do proletário.
Distrito 9 (2009)
O filme de Neil Blomkamp que se passa na África do Sul, utiliza uma luta de classes de seres humanos e alienígenas que funcionam como favelados ou imigrantes. Os aliens sofrem preconceito e são obrigados a viver em locais fechados e afastados dos humanos, sendo tratados como animais.
Jogos Vorazes (2012)
O filme baseado em uma ficção para jovens adultos mostra uma sociedade distópica onde existe um distrito autoritário que manda em outros menores. A capital utiliza de muita mídia e propaganda para controlar os distritos menores, inclusive criando um reality show para que as pessoas de classes mais baixas lutem até a morte procurando melhorar de vida.
Expresso do Amanhã (2013)
O filme com produção americana e coreana mostra um futuro distópico onde toda a população da terra vive em um trem que não pára enquanto o mundo vive uma nora era do gelo. Cada vagão representa castas da sociedade onde quem está mais na frente são as pessoas mais ricas e os pobres e trabalhadores ficam nos vagões de trás. A história do longa se desenrola durante uma revolução encabeçada pelo personagem de Chris Evans.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
No filme pós-apocalíptico, o ditador Immortan Joe controla os recursos naturais junto com os líderes de outras cidades. O personagem controla os meios de produção, os recursos e utiliza mulheres somente como parideiras ou criadoras das crianças. Tudo muda quando uma de suas principais generais, a Imperatriz Furiosa, planeja uma fuga com as garotas.
Acha que tem mais algum filme que deveria estar aqui? Comenta aí!
Confira mais listas aqui no Cosmonerd!!