Listas

5 filmes cujas trilhas sonoras se tornaram clássicas

Edipo Pereira

28 jun, 2021

Todo mundo adora assistir a um filme popular e perceber o cuidado que a produção teve com a trilha sonora, não é? Artistas novos com músicas bacanas, outros já reconhecidos pelo público que aproveitam a oportunidade para lançar canções que acabam se tornando hits e até ultrapassando os filmes em que estão inseridos. 

Há filmes mais tradicionais que optam por trilhas sonoras clássicas, orquestradas. Mesmo nos filmes de heróis, eles têm seus Original Soundtracks marcantes, vide o exemplo do Liga da Justiça, do diretor Zack Snyder, que trouxe um belo trabalho do sempre eficiente Danny Elfman. Infelizmente, a academia de cinema ainda não reconheceu o trabalho deste compositor devidamente.

Antigamente, rolava muito filme musical, onde a história era contada através das canções, algo meio superado atualmente, apesar de tentativas super bem-sucedidas como em Rock of Ages e Across the Universe. O mais comum é uma trilha de grandes canções, onde o cinema se mostra muito influenciado pelos videogames.

Se você é do tipo de pessoa que ama música e curte olhar para as trilhas e quer conhecer sobre algumas mais antigas, dê uma olhadinha nesta pequena lista sobre o tema:

Blade Runner – Ridley Scott 

O diretor chamou o artista grego Vangelis para compor a trilha, que recheou os vários silêncios do clássico da ficção científica de 1982, e rendeu uma continuação também cultuada, em 2017. Deckard, o caçador de androides, é mais um personagem marcante da carreira do grande astro Harrison Ford.

The Commitments – Alan Parker

A Irlanda é um país onde a arte grita nas ruas, não se restringe só ao U2, não. Foi isso que o ótimo diretor inglês Alan Parker quis mostrar neste filme, onde a formação de uma banda de R&B é dissecada. Quem é músico se sente representado em cada frame. Quem gosta de boa música percebe como a mágica acontece.

Esquadrão Suicida – David Ayer 

Este filme tem muitos haters, mas a trilha sonora é quase uma unanimidade. O visual do filme é lindo, muitas cores, belos takes, mas o ranço deixado pelo Coringa de Jared Leto fez com que muita gente nem tenha percebido este fato. Procure a trilha no seu streaming preferido e curta ótimas canções. 

Amor, sublime amor – Jerome Robbins e Robert Wise

Considerado o 2º maior musical de todos os tempos – só perde para Cantando na Chuva – ele vai ganhar uma nova versão este ano, em dezembro, feita por Steven Spielberg. É mais um motivo para ir conferir se a trilha é legal e vale a pena conferir seu remake. O filme de 1961 é uma adaptação livre de Shakespeare e recebeu 10 Oscars, o prêmio máximo do cinema. 

Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da rua Fleet – Tim Burton

Um musical de terror! Uma inovação para o gênero, baseado em uma peça de muito sucesso na Broadway, que por sua vez veio de um livro clássico. Burton impõe seu estilo inconfundível mesclando algumas cenas caricatas de terror com outras tradicionais dos musicais. O filme fez muito sucesso entre os críticos e o público. Acabou agradando tanto os fãs de musicais quanto os aficionados por terror. 

trilha-sonora-filmes-para-ouvir

Se gostou da lista, não fique restrito a ela. Há inúmeros filmes musicais – do jeito clássico ou mais atualizado, com cenas musicais ou trilha sonora que preenche cenas muito importantes – para você revisitar. Tente ver também alguns destes abaixo:

  • Chicago
  • Fame
  • Flashdance
  • Mamma Mia
  • Os Miseráveis
  • La La Land
  • Sing Street
  • Dreamgirls
  • Dirty dancing
  • Em ritmo de fuga
Deixe um comentário