Há pouco mais de 1 ano era lançado em todo o mundo um jogo que se tornou um dos mais populares de todos os tempos: Pokémon GO. É bem verdade que hoje o game já não tem a mesma força e popularidade de antes, mas ainda possui atributos para atrair a atenção tanto daqueles jogadores que querem arremessar umas PokéBolas de vez em quando, quanto daqueles que se esforçam para obter tudo que o jogo tem a oferecer.
Com tamanho sucesso e interação dos usuários, fica a pergunta: o que faz com que Pokémon GO seja um sucesso tão grande, com US$ 1,2 bilhão faturados e mais de 750 milhões de downloads? Para responder essa questão, Douglas Vieira, jornalista da NZN, um dos principais players em soluções para publicidade e comunicação do mercado, na vertical TecMundo Games, lista agora os 5 motivos que fazem de Pokémon GO um game completamente diferente de tudo que já foi criado pela indústria dos jogos!
“É verdade que, como em qualquer outro game que requer uma conexão, a quantidade de jogadores nesse universo aumenta e diminui conforme o tempo passa. Entretanto, é certo dizer que o título estrelado por Pikachu e companhia vai ter espaço reservado na memória dos celulares de muitas pessoas ao redor do globo. O futuro é uma caixa de surpresas, mas nossas PokéBolas estão preparadas para capturar qualquer coisa boa que venha pela frente”, explica Vieira.
Confira!
1 – Ter que se movimentar
Talvez a ideia de ficar sentado no sofá de casa enquanto curte o seu game favorito agrade boa parte dos jogadores, mas não podemos ignorar a geração “Wii Remote/Kinect” que acabou se acostumando com a ideia de se movimentar enquanto joga. Claro, é preciso ter cuidado enquanto caminha por aí para não sofrer nenhum acidente ou ter algum outro tipo de contratempo, mas o fato é que ele certamente ajuda as pessoas a caminharem mais, seja para chocar ovos ou encontrar criaturas raras, o que acaba trazendo benefícios à saúde.
2 – Trabalho em equipe
Inicialmente Pokémon GO era uma experiência mais individualista, tendo em vista que a única forma de interação entre os jogadores eram as batalhas de ginásio. Aliás, estes ainda contavam com um sistema um pouco maçante em que era preciso dezenas de minutos investidos em batalhas para acabar com a dominação de um time. Com uma atualização feita recentemente, esse sistema se tornou bem mais dinâmico, e agora os parceiros de time podem se ajudar alimentando os pokémons que estão defendendo os ginásios para que eles não fiquem muito fracos. Além disso, há um sistema de batalha contra chefes no qual membros de times rivais podem se unir, algo que ficou ainda mais divertido com o lançamento das criaturas lendárias.
3 – Resgatar a nostalgia dos games para portáteis
Aqueles que estavam habituados com os games dos monstrinhos de bolso para portáteis certamente se acostumaram com uma mecânica de ginásio que permitia o uso de no máximo seis pokémons tanto para o atacante quanto para o defensor, algo que passou a vigorar a partir do final de junho. De quebra, temos uma quantidade considerável de criaturas para capturar, além de pokébolas diferentes e frutas para ajudar nesse processo. Claro, ainda faltam as trocas entre jogadores para esse cenário ficar completo, mas acreditamos que isso não deve demorar muito para acontecer.
4 – Inspirar outras mídias
Tudo que é sucesso acaba indo parar em outros meios, e é claro que com Pokémon GO a coisa não seria diferente. Caso precise de exemplos, as criaturas de bolso chegaram a inspirar um episódio de “Os Simpsons”, quadrinhos da Turma da Mônica Jovem e até mesmo um clipe da banda Maroon 5.
5 – Consciência coletiva
Tentando apostar em uma pegada mais social, Pokémon GO também se esforça para incluir causas variadas em seu pacote. Recentemente a produtora Niantic convidou alguns alunos para criarem PokéParadas em uma cidade dos Estados Unidos levando em consideração seus pontos históricos, e também tivemos PokéParadas com imagens voltadas para problemas globais na Suíça.
Sobre Douglas Vieira
Formado em jornalismo pelo Centro Universitário FIEO, Douglas Vieira já teve passagem pela Level Up! Games e pelas redações da Editora Europa e UOL. Hoje, o jornalista integra o time de redatores do TecMundo, TecMundo Games e Baixaki, sendo especialista em matérias sobre games.
Sobre a NZN
A NZN é uma das principais plataformas para soluções em publicidade e comunicação. Atuando em 5 frentes independentes (NZN Brand Studio, NZN Intelligence, NZN Social, NZN Media e NZN Content), a empresa tem como objetivo se tornar a principal parceira das agências e marcas, ao entregar serviços exclusivos, e que ajudam no planejamento e execução das campanhas e projetos. Além disso, somos responsáveis por sites como o TecMundo, TecMundo Games, Baixaki, Mega Curioso, Minha Série, Click Jogos e The BRIEF.