O Campeonato Brasileiro de 2023 foi coisa de cinema (imagine Martin Scorsese proferindo essa frase). Reviravoltas inesperadas, alegrias e tragédias tomaram conta das 38 rodadas da edição mais emocionante da história do torneio. Se os roteiristas estavam de greve em Hollywood, toda criatividade e perversidade foi absorvida por quem escreveu o script do Brasileirão deste ano. Mas antes que você se assuste, não é a primeira vez que misturamos esportes e cultura pop por aqui. Por isso, pensei numa lista para ilustrar um pouco da loucura que foi o Campeonato Brasileiro de 2023.
Palmeiras Campeão – Franquia John Wick
Assim como o famoso assassino interpretado por Keanu Reeves, o nome do Palmeiras colocava medo em todos os adversários. O caminhão (ou seria avião?) de dinheiro da Crefisa e o pacto sobrenatural feito pelo técnico português reclamão Abel Ferreira superavam todas as adversidades. Porém, da mesma forma que bandidos derrubaram John Wick de uma escadaria, o Palmeiras parecia fora do jogo e não passava de uma questão de tempo para o Botafogo conquistar a taça. Mas sabe qual o principal erro dos inimigos de John Wick? Eles não terminam o serviço. E tudo que ele precisa é de um lápis para ser mortal. O Palmeiras precisou de uma virada histórica contra o líder para mudar seu destino e conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2023. Nem mesmo Taylor Swift conseguiu estragar isso.
Tragédia do Botafogo – Liga da Justiça
Se você me dissesse anos atrás que juntar os maiores super-heróis da cultura pop e liderar o Campeonato Brasileiro por 80% das rodadas terminaria em tragédia, bom, no mínimo eu te chamaria de louco. Mas foi isso que Liga da Justiça e o Botafogo conseguiram alcançar. Os paralelos não param por aí. Temos trocas de técnicos/diretores, polêmica nos bastidores e duas versões do mesmo time completamente distintas. No final das contas, o clube carioca termina o campeonato numa versão em preto e branco, jogando futebol em câmera lenta e virando piada em todos os lugares da internet. Seria Pedro Certezas o novo Coringa? Não duvido.
Vasco escapando do rebaixamento – Duro de Matar 1
Aqui eu poderia apenas dizer que o título do filme explica tudo, mas não sou esse tipo de redator. Se John McClane (Bruce Willis) sonhava em passar o Natal tranquilo ao lado de sua família, o Vasco sonhava em ter um ano tranquilo depois de muito tempo. Veio o investimento da SAF, novos jogadores e um projeto que parecia sólido. Daí os terroristas apareceram e o Vasco teve que lutar para salvar o Natal dos seus torcedores apaixonados. Depois de muitos tiros, explosões e ferimentos, o Gigante da Colina enfim conseguiu escapar. Sorte dos vascaínos que Duro de Matar ainda é o melhor filme natalino de todos os tempos. E se o Casimiro está feliz, o povo brasileiro também está feliz.
Santos rebaixado – Fases 4 e 5 da Marvel
Coisas que você não esperava ver esse ano: Santos rebaixado no Campeonato Brasileiro e a Marvel fracassando em crítica e bilheteria. No entanto, não foi por falta de aviso que essas coisas ocorreram. Do mesmo modo que Kevin Feige parece ter perdido o controle após a Saga do Infinito, os presidentes do Santos nos últimos anos não quiseram enxergar os problemas do clube. De campanhas pífias nas últimas edições do Brasileirão e até uma quase queda no Campeonato Paulista, a conta finalmente chegou. O CGI de Homem-Formiga 3 é tão ruim quanto o elenco do Peixe. Se os críticos apontam que estamos vivendo o fim da era dos filmes de heróis, será esse o fim do eterno time do Rei Pelé?