Oi, galera.
Então, o post de hoje é um pouco diferente do costume. Umas das coisas que amo fazer no meu tempo livre é ler, e a literatura nacional está bem presente na minha estante e entre os meus livros favoritos. Por isso eu resolvi selecionar três e falar um pouco deles pra vocês.
A Arma Escarlate – Renata Ventura
Sinopse:
“O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.”
O livro fala de o modo de vida mais comum do brasileiro, desde o lado bom até o lado feio, no qual sempre temos um “jeitinho” pra lidar com as coisas. E fala também sobre a cultura africana, e a importância de aceitarmos a nossa cultura. A Arma Escarlate já tem continuação, se chama A Comissão Chapeleira, e o terceiro livro já está em desenvolvimento.
Fazendo Meu Filme – Paula Pimenta
Sinopse:
Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.
Prisioneiros na Lenda – M M César Gonçalves
Sinopse:
“Ela acreditou que fosse apenas um passeio de férias com a família, mas ao chegar àquela Ilha misteriosa, Mariana é atacada por uma inexplicável angústia que aflige sua alma juvenil e a impulsiona em direção ao perigo, indo ficar na mira de homens perigosos e dispostos a matar.
Entre ataques e livramentos, ela conhece Rafael – um garoto nativo – que também luta pela própria sobrevivência. Juntos, eles descobrirão que fugir não basta. É preciso enfrentar o perigo, mesmo desconhecendo os desafios que o futuro reservou-lhes.
Eles encontrarão a ajuda de que precisam para escapar de uma tragédia anunciada? Ou todos estão ali apenas para cumprir o que o imutável destino já determinou?
“É verdade que o perigo existe, mas o mal jamais subsistirá enquanto houver um coração puro”. ”
O livro é uma aventura bem diferente, narrada de uma forma muito leve e engraçada as vezes, e com personagens super cativantes.
É isso, pessoal. Espero que tenham gostado dos livros que indiquei e que tenham a oportunidades de lê-los, sem dúvida alguma, todos eles são muito bons.