Designer, animador, artista plástico e quadrinista. Rafael Coutinho é também o mais novo integrante do time de brasileiros confirmados para o Artists’ Alley da CCXP 2019. Um dos artistas de mais destaque no cenário nacional nas últimas décadas, ele assina as revistas “O Beijo Adolescente”, “Cachalote” e seu trabalho mais recente, “Mensur”. Coutinho marcará presença todos os dias no maior festival de cultura pop do planeta – que acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Além de ter uma mesa no Artists’ Alley, o quadrinista participará de painéis e outras atividades que serão anunciadas em breve.
Nascido em São Paulo no ano de 1980, Rafael Coutinho se formou em Artes Plásticas pela UNESP, em 2004, e desde então coleciona diversos trabalhos em seu currículo. O artista produziu, como animador e diretor, os curtas-metragens “Aquele Cara” (2006) e “Ao Vivo” (2008). Como quadrinista, participou das publicações “Bang Bang” (editora Devir, 2005) e “Contos dos Irmãos Grimm” (editora Desiderata), além de assinar ilustrações para diversos veículos de comunicação no Brasil. Foi integrante do grupo Base-V, produzindo murais, exposições e publicações de arte experimental. Ainda como artista plástico, fez pinturas e esculturas para a Galeria Choque Cultural.
Em 2010, Coutinho terminou seu primeiro roteiro de longa-metragem, “Spread”, em parceria com o roteirista Peppe Siffredi. Foi também neste ano que o artista concluiu sua graphic novel de estreia, “Cachalote” (Ed. Quadrinhos na Cia), junto com o escritor Daniel Galera. Outro trabalho de sucesso, a minissérie em quadrinhos “Beijo Adolescente” foi lançada pelo portal do IG, em 2011, e publicada impressa de forma independente pela Editora Cachalote, fundada pelo próprio quadrinista.
No teatro, Rafael Coutinho atuou como artista gráfico e cenógrafo da peça “Puzzle”, de Felipe Hirsch, em apresentações na Feira Internacional do Livro de Frankfurt e de São Paulo, entre 2013 e 2014. Ainda em 2014, foi curador da exposição sobre seu próprio pai, “Ocupação Laerte”, para o Instituto Itaú Cultural, além de ilustrar o clássico “Barão de Munchausen” (Cosac Naify). Em 2015, lançou a terceira parte da série o “Beijo Adolescente”, além de coordenar, junto com Clarice Reichstul e Érico Assis, a antologia “O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015”. Em 2016, ilustrou a edição de “Forest Gump” (Ed. Aleph – 2016). Por fim, em 2017, lançou “MENSUR” (Cia das Letras) e “Modo Avião” (Lote 42).
Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.