Dentre os anúncios da D23, tivemos a interessante novidade de que Tim Blake Nelson retornará ao MCU para viver o vilão Líder em Capitão América: Nova Ordem Mundial. A boa nova foi dada acompanhada de outras mais em relação ao primeiro filme que trará Sam Wilson (Anthony Mackie) devidamente trajado como o herói – clique aqui para saber o quadro geral do longa que estreia em 2024.
No entanto, o papo aqui é sobre o Líder e como esse personagem surgiu nos quadrinhos, até o entendimento de sua importância na trama do quarto filme Capitão América:
Quem é o Líder da Marvel?
Nascido em Boise, Idaho, Samuel Sterns era um medíocre trabalhador operário numa fábrica de pesquisas químicas, até um acidente afetar seu corpo com radiação gama. Se recuperando no hospital, ele se deu conta de uma sede insaciável por conhecimento e leu rapidamente todos os livros que estavam ao seu alcance. Algum tempo depois, Sterns passou por uma drástica mudança física, quando sua pele passou a ter tonalidades de verde e sua caixa craniana cresceu absurdamente. A ambição de ser alguém tão inteligente quanto seu irmão acabou levando-o ao mundo do crime, tendo como seu principal adversário o Hulk.
Diferentemente dos quadrinhos da Marvel Comics, quando Stan Lee e Steve Ditko deram vida ao personagem na revista Tales to Astonish #62, de dezembro de 1964, no MCU tivemos Samuel Sterns apresentado no filme O Incrível Hulk (2008) ganhando seus poderes num acidente com a presença do próprio Bruce Banner, vivido até aquele momento pelo ator Edward Norton (que posteriormente daria lugar a Mark Ruffalo em todos os outros filmes do com a presença do verdão). O que ocorre naquela ocasião é que, numa intervenção do Abominável (personagem de Tim Roth que anda fazendo suas aparições na série da Mulher-Hulk) durante um experimento que visava tirar toda a radiação gama de Bruce, um acidente fez com que a radiação acabasse afetando o próprio Samuel Sterns (Nelson). A última cena que temos de Sterns, então, é a de seu cérebro sofrendo o processo de inchaço, equiparando-se assim aos quadrinhos.
Qual deve ser a importância do vilão vivido por Tim Blake Nelson em Capitão América 4?
A verdade é que o filme não teve uma bilheteria agradável, tampouco a crítica morreu de amores por seu resultado final, então pouquíssimas pessoas estavam preocupadas com os rumos tomados pelos personagens daquela produção. Porém, as coisas mudaram de um tempo para cá, tanto que o General Ross (interpretado pelo saudoso William Hurt) fez sua ponta em Capitão América: Guerra Civil e em Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo.
Levando em conta o título do filme, Nova Ordem Mundial, entendemos que a trama deverá girar em torno de uma tentativa de implementação de um regime totalitário que pretende reger e tutelar todas as ações do planeta. Para tanto, faz sentido supor que a (enorme) mente por trás disso tudo será o Líder.
Porém, uma peculiar característica do personagem aproxima o Líder de Capitão América: Nova Ordem Mundial: os Humanoides.
Quem são os Humanoides da Marvel?
Criados pelo Líder para enfrentar e capturar o Hulk, os Humanoides erma um exército de androides sintéticos, que também foram usados para combater o Golias Esmeralda na saga Hulk Contra o Mundo. Outro uso que pode ser explorado para os Humanoides ao longo da trama do longa dirigido por Julius Onah é a de Sterns comercializando esses seres no mercado paralelo, vendendo-os para nações que possuam qualquer hostilidade e precise de um exército para exercê-la.
Talvez por isso mesmo o Líder seja um vilão mais interessante para um filme do Capitão América do que do próprio Hulk: sua condição de extrema inteligência, nas HQs, o levou a tentar uma derrubada do governo dos EUA, plano para o qual Samuel Sterns estudou por cerca de um ano, quando montou uma rede de espionagem internacional.
Nesse sentido, é uma pena que William Hurt tenha nos deixado em março deste ano, pois certamente ele estaria incluso no casting do filme, uma vez que o General Ross se aliou algumas vezes com Sterns para tentar capturar o verdão, mas isso é papo para outro momento (quem sabe num vindouro filme solo do Hulk, se a Marvel tiver de fato recuperado os direitos?).