A CCXP cancelou a participação da quadrinista argentina Patricia Breccia após ela publicar uma postagem racista em seu perfil no Facebook nesta segunda-feira (20).
“A CCXP tem como valor inegociável o respeito à diversidade e a promoção da igualdade, em todos os seus variados aspectos, e preza por ser um lugar acolhedor para todos, todas e todes, não tolerando qualquer tipo de discriminação. Com fundamento nos nossos valores e em comum acordo com a Editora Risco, decidimos por cancelar o convite anteriormente feito à Patrícia Breccia em função de suas declarações recentes, de forma que a referida artista não estará mais presente na CCXP23”, divulgou o evento em nota.
— CCXP (@CCXPoficial) November 21, 2023
A Risco Editora, que trazia a artista para o lançamento da HQ “O Amante de Lady Frankenstein”, decidiu junto da CCXP o cancelamento da vinda de Patricia. “Repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito”, soltou em nota a editora.
— RISCO Editora (@riscoeditora) November 21, 2023
Após ser assaltada, Patrícia escreveu em sua rede social que “um gorila, obeso e marrom” havia lhe atacado no ônibus e ainda faz uma ligação com o ocorrido e a eleição de Javier Milei como o novo Presidente da Argentina.
“Olá a todos: um gorila obeso e marrom, daqueles que abundam no Congourbano, acabou de me roubar o celular. (No coletivo) quero avisar meus contatos do Whatsapp que se receberem alguma mensagem minha agora, não sou eu. O WhatsApp estava aberto quando o primata marrom tirou de mim. Vocês percebem porque era urgente que Milei ganhasse?????”, escreveu Patricia.
Patricia Breccia é filha do premiado e aclamado Alberto Breccia. Seu irmão, Enrique Breccia, também um quadrinista de grande prestígio no meio artístico. Ao lado do escritor Hector Oesterheld, Alberto e Enrique Breccia produziram uma HQ biográfica sobre Che Guevara. Oesterheld e sua família foram assassinados pela ditadura militar argentina.
via CCXP / Risco Editora.