zé wellington de cangaço overdrive e steampunk ladies
Hqs e Livros

Zé Wellington retorna à literatura com duas obras no Catarse

Mata-mata e Assombros estão disponíveis através de financiamento coletivo

Edipo Pereira

25 nov, 2021

Premiado com o Troféu HQMIX em 2016 e semifinalista do Prêmio Jabuti em 2019, o escritor e roteirista de quadrinhos Zé Wellington lançará seus dois novos trabalhos através de uma campanha de financiamento coletivo. Atuante há mais de uma década nas histórias em quadrinhos, o autor optou por um retorno à literatura com um romance e uma coletânea com contos publicados no decorrer dos últimos vinte anos.

O primeiro livro é Mata-mata, romance de crime ambientado no interior do Ceará. Em décadas passadas, o Ceará viveu o auge da era da pistolagem. Políticos guerreavam muito além do campo das palavras, utilizando matadores profissionais para silenciar adversários. Os controversos “pistoleiros” ganharam fama no período e eram temidos principalmente nas pequenas cidades. O livro toma esse contexto como plano de fundo para uma história sobre relações familiares. Mata-mata foi originalmente lançado como ebook transmídia no final de 2020 e fez sucesso nas plataformas digitais, ao ponto de conquistar o Prêmio ABERST de Literatura 2021, na categoria Narrativa Curta de Crime. Além de ser um projeto de literatura, contou com ilustrações de Rafael Dantas, trilha sonora exclusiva pelo músico Rafael Cavalcante e um podcast produzido pelo Iradex e pela 20a20 Produtora que encena um dos trechos da narrativa. A campanha de financiamento coletivo financiará uma edição impressa e ampliada da obra, que explora melhor os acontecimentos anteriores e posteriores à história original.

assombros e mata-mata zé wellington

A campanha de financiamento coletivo também financiará Assombros, que reúne boa parte da produção em literatura de Zé Wellington na última década. Navegando pelos principais temas do suspense e do terror, mas sempre ancorado na ficção científica e na fantasia, o livro traz uma série de narrativas curtas protagonizadas por toda estirpe de criaturas fictícias, como alienígenas, zumbis, sacis, monstros mitológicos e, claro, seres humanos, buscando entender sua existência na fantasia da vida real. Entre estas narrativas, estão “O Prometeu inconfidente”, história que promove o encontro entre Frankenstein e personagens reais da Inconfidência Mineira, “Recomeço (2)”, sobre uma dona de casa encarando as consequências de um levante de mortos-vivos numa cidade do interior do Nordeste, e “O mestre dos brinquedos”, que conta uma história de amor e morte na década de 50, entre outras histórias.

A campanha fica no ar no período de 25 de novembro de 2021 até 3 de janeiro de 2022 e inclui recompensas com os dois livros e toda a produção anterior do escritor em preços promocionais, incluindo histórias em quadrinhos como Cangaço Overdrive“Luzia” e a série “Steampunk Ladies”.

Link para apoiar: https://www.catarse.me/matamata

Deixe um comentário