[DES]ENQUADRADAS
Hqs e Livros

Vem aí a 2° Edição do [DES]ENQUADRADAS nos dias 17 e 18 de agosto

Rildon Oliver

6 ago, 2018

Autonomia, pesquisa e produção serão os temas abordados na 2° edição do [DES]ENQUADRADAS, que visa dar maior visibilidade ao trabalho e pesquisa de mulheres no campo dos quadrinhos e ilustrações

Nos dias 17 e 18 de agosto, o Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE) vai receber a 2ª edição do [DES]ENQUADRADAS, evento que debate e valoriza a produção autoral feminina na área de quadrinhos e ilustrações. O projeto é pioneiro no Ceará em relação ao tema e ao formato da programação. O objetivo do [DES] é trazer um olhar amplo do trabalho e estudos de mulheres nas áreas de ilustração e quadrinhos, mostrando ao público a integridade, conteúdo e expressividade femininas nessas artes.

O projeto [DES]ENQUADRADAS, surgiu em 2014, fruto da necessidade de discutir a criação e consumo de quadrinhos e ilustrações por mulheres, focando na produção nacional e local e convidando artistas para discussões e oficinas acerca de mercado, arte e gênero. A primeira edição do evento ocorreu em novembro do mesmo ano, de forma totalmente gratuita à população e à comunidade artística. A programação contou com 12 oficinas, quatro mesas redondas e 13 artistas convidadas, sendo seis reconhecidas nacionalmente pela competência dos trabalhos: Sirlanney, Lovelove6, Negahamburguer, Cris Peter, Ana Luiza Koehler e Mariamma Fonseca.

O encontro deste ano pretende contar com 16 convidadas, cinco oficinas e quatro mesas-redondas. A programação será totalmente aberta ao público, e as vagas nas oficinas serão disponibilizadas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. Este ano, como em 2014, o evento acontecerá no Porto Iracema das Artes, onde também ocorrerá a Feira do Mar, em que alunos, professores, ex-alunos e ex-professores da escola estarão expondo e vendendo seus trabalhos.

Confira como vai ser cada dia do evento:

SEXTA

14h - MESA O que está sendo pesquisado pelas mulheres sobre HQ e ilustração atualmente?

CONVIDADAS: Brendda Lima, Jeanni Cordeiro, Dhiovanna Barroso e Tatiana Ferreira

16:30 às 18:30h - OFICINA Desenho Cartoon, com Dharilya

16:30 às 18:30h - OFICINA Faz teu nome, com Luiza de Sousa (IlustraLu)

18:40h - MESA Produção de impressos em Fortaleza: dificuldades e alternativas possíveis, com Dharilya, Milena Fernandes, Fernanda Meireles e Jéssica Gabrielle.

SÁBADO

14h - MESA Ilustração: estratégias de divulgação e venda CONVIDADAS Juliana Rabelo, Luiza de SouzA, Vanessa Paiva e Natália Prata.

16h - PERFORMANCE Mulher, fale-me do seu trabalho, com Sheryda Lopes.

16:30 às 18:30h - OFICINA Assessoria de comunicação para publicações independentes, com Isabel Costa.

16:30 às 18:30h - OFICINA Flores e folhas em aquarela, com Juliana Rabelo.

16:30 às 18:30h - OFICINA Autopublicação: zines, com Lila Cruz.

18:40h - MESA Produção independente: depois de feito, qual o próximo passo? CONVIDADAS Lila Cruz, Manzanna, Sirlanney e Renata Nolasco.

Vakinha para o evento

Embora o evento seja inteiramente gratuito e aberto ao público, a produção do evento lançou uma vaquinha on-line para cobrir alguns gastos com materiais de oficinas, transportes e passagens para convidadas. Na plataforma, é possível apoiar com valores no boleto, cartão de crédito ou bitcoin: http://vaka.me/7dwvpm

O quê: [DES]enquadradas - produção, pesquisa e autonomia Onde: Escola Porto Iracema das Artes, rua Dragão do Mar - 160

Quanto: Evento gratuito

Quando: dias 17 e 18 de agosto, a partir das 14h.

Sobre a primeira edição do evento:

Continue ligado no CosmoNerd para mais análises e novidades da cultura pop, geek e nerd. Diariamente postamos conteúdos em vídeo, áudio e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.

Deixe um comentário