SSA Adapta.Lab
Hqs e Livros

SSA Adapta.Lab traz conteúdo gratuito focado no mercado de adaptação literária

O festival é focado no mercado de adaptação literária para as mais diversas linguagens

Diego Barbarossa

15 mar, 2021

Enquanto nos EUA, a média anual de filmes adaptados é de 50%, no Brasil, os dados são escassos, e na Bahia, nos últimos 10 anos, apenas dois longas foram adaptados de obras literárias. O festival SSA Adapta.Lab, focado no mercado de adaptação literária para as mais diversas linguagens, acontece a partir desta terça-feira (16) e até o dia 21 de março, com uma programação inteiramente gratuita - e já disponível no site oficial do evento.

Em um espaço virtual com autores e produtores de teatro, produtores audiovisuais, roteiristas, cineastas, dramaturgos e diversos agentes do mercado literário, audiovisual e afins, o festival é um ambiente gratuito e acessível para discussões, reflexões e parcerias de incentivo e fomento à adaptação de obras literárias.

Através do YouTube e da plataforma ZOOM, os participantes do SSA Adapta.Lab terão acesso a uma extensa programação, que inclui lives-palestras, lançamentos de livros, workshops, conversas com autores e Rodada de Negócios entre escritores e produtores audiovisuais. Neste útlimo, os escritores terão 15 minutos de reunião com os produtores, no que se convencionou chamar pitching, para apresentar seus romances, contos, crônicas, fábulas, que tenham potencial para serem adaptados.

Carollini Assis, idealizadora e produtora executiva do projeto, comenta que é preciso formar redes criativas e de negócios envolvendo as áreas artísticas e que a "proposta é conjugar as linguagens, estimular que produtores, roteiristas, diretores de cinema, se conheçam e conheçam os novos escritores e a literatura produzida na Bahia".

Deixe um comentário