Mauricio de Sousa é homenageado e Brasília

0
27
mauricio-de-sousa turma da Mônica

Na terça, (17), o desenhista Mauricio de Sousa recebereu duas homenagens em Brasília (DF). A primeira aconteceu, às 11h, no Salão Negro do Congresso Nacional, a convite da Primeira-Secretária da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PL-RJ). O evento é um reconhecimento ao projeto realizado em parceria com a Câmara dos Deputados, por meio do qual foram desenvolvidas histórias publicadas nos gibis da Turma da Mônica, tendo como tema a importância do voto e da participação na vida pública.

Essas histórias integraram também a exposição Mauricio de Sousa: imaginação a serviço da sociedade, que mostrou mais de 200 campanhas institucionais desenvolvidas pelo Instituto Mauricio de Sousa, e que ficou em cartaz na Câmara dos Deputados em março e abril deste ano. Mauricio vai fazer desenho com seus personagens principais, que será exposto na Câmara, em local a definir.

A segunda homenagem aconteceu em sessão do Senado Federal, baseada no requerimento do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), em reconhecimento à obra de Mauricio de Sousa em favor da inclusão social das pessoas com deficiência. Quatro personagens da Turma da Mônica estiveram com ele, junto com cerca de 200 crianças com deficiência, que estudam em escolas públicas do Distrito Federal e em instituições conveniadas com o governo local.

Além dos personagens Mônica e Cebolinha, estiveram Luca (menino cadeirante inspirado nos atletas Paralímpicos e fã de Herbert Vianna, vocalista do Paralamas do Sucesso que ficou paraplégico) e Dorinha (garota cega inspirada na educadora Dorina Nowill, criadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos). Foi exibida a animação Turma da Mônica em CineGibi 7 – Hora do Banho, série animada envolvendo os personagens mais conhecidos da Turma da Mônica. A animação tem recursos de acessibilidade (LIBRAS, legendas em português e audiodescrição).

“É com grande alegria que recebo essas homenagens no ano em que completo 60 anos de atuação. Espero poder continuar contribuindo com os temas da participação na vida pública e da inclusão, que considero fundamentais para o nosso país”, diz o desenhista.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.