Estante Virtual celebra autores que foram destaque em 2017

Lista de homenageados do portal tem oito categorias, seis delas ocupadas por mulheres

O ano de 2017 foi de grandes destaques na literatura. Para relembrar os sucessos, homenagear os autores que nos brindaram com obras inesquecíveis e, claro, dar boas dicas para os leitores, a Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) preparou uma lista que celebra nomes em evidência durante os últimos doze meses — seja por lançamentos recentes ou pelo conjunto da obra.

“Em um país onde muitos municípios não possuem sequer uma livraria, a Estante Virtual trabalha para levar a literatura a todos os cantos do Brasil. Mas esse trabalho não seria possível sem as grandes estrelas, que são os autores. Por isso, decidimos criar essa lista para prestar nossa homenagem àqueles que mais se destacaram no último ano”, comenta Erica Cardoso, gerente de Marketing do portal de compra e venda de livros – que atualmente reúne 2.600 sebos e pequenas livrarias de todo o Brasil, e já ultrapassou a marca de 17 milhões de exemplares vendidos.

Autora Homenageada pela curadoria da Estante Virtual é nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Conhecida pelo seu lema “Todos devemos ser feministas”, a escritora é uma das vozes mais importantes da atualidade e ganhadora de diversos prêmios internacionais, alcançando a fama tanto por seus seis títulos quanto por suas palestras no TED — que abordam questões de gênero, raça, racismo, migração e desenraizamento.

A categoria Jovem Escritor foi ocupada por uma autora que partiu do Instagram para encantar o mundo com seus poemas repletos de doçura, cura e autoconhecimento. Em “Outros jeitos de usar a boca”, a indiana Rupi Kaur transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza e beleza deles.

A curadoria não poderia deixar de fora autores de Vanguarda. E, nessa categoria, nada mais justo que homenagear a grande Margaret Atwood. A autora do best-seller “O conto da Aia”, de 1985, foi vencedora do Man Booker Prize nos anos 2000 e em 2017 recebeu o prêmio Franz Kafka como recompensa pelo trabalho de toda sua vida. Aos 78 anos, Atwood é referência na ficção científica social, distopias que ganham veracidade em um momento de avanço do conservadorismo no mundo inteiro.

Em 2017, Stephen King mostrou mais uma vez que seu nome é sinônimo de terror e se tornou o grande vencedor da categoria Ficção. O remake de “It: A Coisa” conquistou um sucesso estrondoso de crítica e público no cinema, impulsionando a procura pela nova edição do clássico. Baseados na obra do autor, foram lançados ainda dois filmes “A Torre Negra” e “Jogo Perigoso”, além da série “O Nevoeiro”, na Netflix.

Já a Não-Ficção mais comentada do ano foi escrita pela mãe do rock. Rita Lee afirmou-se definitivamente no campo das letras com uma autobiografia sincera e divertida, que dominou a lista dos mais vendidos.  Não fosse suficiente, ela lançou pequenas doses de seu humor ácido em uma coletânea de contos denominada Dropz.

A homenageada na categoria Literatura Nacional é uma escritora que causou um racha na academia, retomando o debate sobre o que seria literatura. Como resposta, Carolina Maria de Jesus teve sua obra aclamada em mais de 40 países e bateu ponto na lista de mais vendidos da Estante Virtual de janeiro a dezembro com “Quarto de despejo” – obra que retrata seu cotidiano como catadora de lizo na comunidade do Canindé.

Alma Poética de Elisa Lucinda trouxe tanta inspiração em 2017, que virou categoria na curadoria da Estante Virtual. Dona da Casa Poema e de uma fala inconfundível, a atriz, poeta e escritora vem se destacando por sua postura forte e lúcida. Ela, além de declamar, ensina poesia e tem formado uma geração de jovens poetas.

Já a última categoria da lista, Negócios, celebra o empresário e escritor brasileiro Flávio Augusto da Silva. O autor da série “Geração de Valor” inspira pessoas por diferentes plataformas a compartilhar conhecimentos e trilhar o caminho do empreendedorismo. Essa jornada rumo ao topo garantiu o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em negócios e difundiu os ideais de Flavio entre milhões de leitores.