Listas

3 livros para começar a cuidar da saúde mental

CosmoNerd

10 ago, 2020

Pode até parecer papo de gente depressiva, mas saúde mental é muito mais do que estar livre desse diagnóstico. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de bem-estar. Ou seja, todo mundo deveria se preocupar em cuidar da própria mente, saber lidar com o estresse e, dessa forma, ser capaz de viver uma vida equilibrada. Desafio nível elevado para uma sociedade que anda tão ansiosa. Você sabia que o Brasil é um dos países com maior taxa de ansiedade no mundo?

Para cuidar da mente é preciso entendê-la. A lista de livros que abordam esse tema é infinita e muitos deles se encaixam no gênero autoajuda. Quando percebem essa classificação, muitas pessoas descartam bons títulos por puro preconceito com o gênero. É claro que existem livros ruins, assim como em qualquer outro estilo literário. E não vá ler acreditando que o livro pode acabar com seu problemas, eles atuam como fontes de autoconhecimento. 

Então, antes de ficar aí de preconceito com esse tipo de livro, dê uma chance para os títulos que selecionamos. Anote aí para começar a praticar esse autocuidado!

1 - Resiliência - O segredo da força psíquica, Christina Berndt

Indicado pelo editor chefe do Guia De Bem-Estar, esse livro aborda essa característica de forma aprofundada. De acordo com o dicionário informal, resiliência é a “capacidade do ser humano ultrapassar limites, tirando de dentro de si força para superar alto grau de dificuldade”. Ela ajuda que pessoas passem por desafios sem desmoronar. 

Embora seja desenvolvido na infância, um adulto também pode se tornar resiliente. E isso que o livro de Cristina Berndt aborda em 280 páginas.  

2 - O estilo emocional do cérebro - Como o funcionamento cerebral afeta sua maneira de pensar, sentir e viver, Richard J. Davidson com Sharon Begley

O neurocientista Richard J. Davidson dedicou 30 anos de pesquisas para entender o que está por trás do funcionamento do cérebro. Ele conclui que seis dimensões básicas influenciam no estilo emocional do cérebro: resiliência, atitude, intuição social, autopercepção, sensibilidade ao contexto e atenção. 

Ele ainda explica como a meditação é capaz de alterar padrões ruins e desenvolver outras qualidades, como empatia, compaixão e bem-estar. 

3 - Mente saudável: uma jornada pessoal e global em busca da saúde e da conexão corpo e mente, Daniel J. Siegel  

Você quer aprender a diferença entre mente e cérebro? Embora seu conceito não seja tão simples de ser definido, Siegel aborda temas da neurociência com profundidade através de uma linguagem fácil e fluída. 

Para Deeppak Chopra, médico e autor best seller internacional, “se você está interessado na Ciência da Cura, este livro é uma leitura obrigatória”.

Deixe um comentário