Manhwa | 5 webtoons (quadrinhos) coreanas que você pode conferir

7032
NewPOP - Manhwa - Solo Leveling

Manhwa é um termo coreano designado para histórias em quadrinhos. No Japão, os mangás são lidos e produzidos em um esquema de leitura que vai da direita para a esquerda, mas na Coreia as leituras seguem o padrão ocidental, que vai da esquerda para direita.

Nos últimos anos, os manhwas ganharam popularidade no Brasil. Em 2004, a editora Conrad lançou no Brasil Chonchu – O Guerreiro Maldito, o primeiro quadrinho coreano publicado no país. No mesmo ano, Ragnarok, de Lee Myung-Jin, chegava pela mesma editora de Chonchu, diversificando, mesmo que um pouco, o cenário de publicações coreanas.

Priest, HQ de Hyung Min-woo, que ganhou uma adaptação para os cinemas com Paul Bettany no papel principal em 2011, também faz parte dos manhwa que fizeram sucesso no ocidente.

Pegando um pouco sobre o mesmo estilo de narrativa e história com base nessas histórias que foram citadas, confira cinco quadrinhos coreanos que você pode gostar:

The Gamer

Han Je-Han é um estudante aparentemente normal, que subitamente desenvolve uma habilidade um tanto quanto estranha. Je-Han consegue ver os status de outras pessoas, assim como em jogos de RPG. Ao comentar sobre sua habilidade com seu melhor amigo, Shin Sung-Li, este o revela sobre os mistérios que o mundo em que vivem.

Os elementos de RPG aqui se desenvolvem a partir das lutas e estratégias que o quadrinho aborda. O crescimento de Je-Han se dá com o amadurecimento das suas escolhas e do conhecimento ele vai obtendo ao avançar na trama.

Tower of God

Em Tower of God, acompanhamos a história de Baam, um garoto que vive na parte mais baixa de uma torre misteriosa e cheias de andares mágicos. Depois que sua melhor amiga o deixa e entra na torre, Baam entra na torre, como um Irregular, e começa a avançar e desvendar os segredos que estão por cada andar da torre mágica.

A Crunchyroll anunciou que o anime de Tower of God estará chegando no streaming em breve. A produção faz parte de uma parceria entre o estúdio Crunchyroll com outros estúdios de animação japonesa.

Noblesse

Em Noblesse, acompanhamos a história de Candis Etrama Di Raziel – ou Rai, que acorda após 820 anos e se depara com os conhecimento e avanços tecnológicos da humanidade. A terra não é mais o local que Rai conhecia e ele logo procura por seu mais leal servo: Frankenstein. Frank se tornou o diretor de uma escola e Rai decidi aprender tudo sobre a modernização ficando na escola e se enturmando com os professores, alunos e demais funcionários.

Noblesse foi publicado no final 2007 e concluído em 2019. E o desenvolvimento dos personagens se tornam mais interessantes quando se aprofunda ao conceito de “realeza” ou “nobreza” por partes das criaturas que fazem parte do mundo.

Vale falar que Noblesse, obra de Jeho Son e Kwangsu Lee, também está ganhando sua adaptação para anime e fará parte do selo Originals da Crunchyroll para 2020. A produção foi confirmada sendo do estúdio Production. I.G.

The God of Highschool

Em God of Highschool, Jin-mori é um jovem com o estilo de luta do Taekwondo, que aprendeu com seu avó, e possui em seu histórico cerca de 299 confrontos, 297 vitórias e 2 empates. Um dia ele é convidado por homem para participar de um torneio que dá o nome ao quadrinho, mas este só concorda se for derrotado pelo misterioso homem, que o deixa desacordado com apenas um soco.

O manhwa de God of Highschool é aquele típico shonen de luta e traz boas cenas em diversos momentos. Um dos pontos fortes é a questão do aprimoramento das habilidades, característico do estilo shonen japônes. O anime está em processo de produção, assim como o de Noblesse e chegará pelo selo Originals da Crunchyroll.

Solo Leveling

De longe, Solo Leveling é a minha história favorita das obras citadas. Tanto a qualidade gráfica como a história me prendem. Na trama, desde que um portal que liga nosso mundo a outro cheio de monstros e criaturas de todos os tipos surgiu, algumas pessoas com poderes e habilidades super-humanas apareceram, os chamados caçadores. O protagonista, Sung Jin-Woo é considerado como o mais fraco dos caçadores coreanos, até que ele e outros caçadores se vêem presos em uma masmorra extremamente perigosa, e apenas alguns deles sobrevivem. Após conseguir sobreviver, Sung Jin-Woo passa a receber missões especiais e começa sua escalada de poder para o topo dos caçadores mundiais.

Atualmente, o manhwa está no capítulo 107 e o desenvolvimento da trama já está em nível mundial. A qualidade não somente do desenho, mas do desenvolvimento do personagem principal, aos poucos, deixa com que os secundários sejam explorados, o que é bom para o futuro da obra.

Estes são apenas alguns dos webtoons. Outros manhwa fazem sucesso na internet, como Tomb Raider King, Black Behemoth, dentre outros, e, talvez, logo estes quadrinhos podem estar chegando ao Brasil.

PS. A questão da qualidade é subjetiva. Como essas obras fazem parte de webtoons (publicações exclusivas para a internet), algumas podem ficar devendo na condição gráfica, mas isso não define a qualidade do manhwa.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.