Dia do Escritor! Conheça alguns escritores brasileiros e se apaixone pelo trabalho delus!

87
livro
Imagem de Mystic Art Design por Pixabay

E ai ruma de nerds! Como hoje é o Dia do Escritor, decidimos fazer uma lista com alguns autores maravilhoses e brasileires para que vocês possam  conhecer o trabalho dessas incríveis pessoas! Vamos valorizar o nosso povo, a nossa literatura e nossos(as) escritores(as)

1Kamile Girão

Kami: a artista de mil artes

Nasceu em Fortaleza, Ceará. É designer gráfico, estudante de fotografia e desenho, e integrante do CosmoNerd. Em 2017, publicou Fisheye através de um financiamento coletivo, numa campanha que atingiu sua meta antes do seu primeiro mês no ar. Fisheye levou quatro anos para ser produzido.

Atualmente, está com uma campanha no ar no Catarse, junto com mais nove artistas nordestinas, para a publicação de um quadrinho chamado “Todos Santos”, que reúne histórias leves e divertidos, no estilo shoujo, sobre santos católicos em contextos regionais.

2Delson Neto

Nascido em Curitiba, Delson Neto sempre teve literatura e cultura pop por perto, elementos que se tornaram essenciais na construção de suas histórias. Incentivado pela mãe, pesquisadora autodidata e leitora voraz, nunca parou de ler e nem de criar as próprias narrativas após ganhar os primeiros livros de aniversário.

Em 2018, a obra ‘Diário Simulado’ foi vencedora do prêmio The Wattys e foi lançado pela editora Plutão. O conto ‘A Garota no Bar’ introduz o universo do livro, integrando a antologia #OrgulhoDeSer da Rico Editora, vencedor do concurso LGBTQ+ promovido pelo Sweek.

Você encontrá-lo e suas obras AQUI.

3Larissa Siriani

A criadora e a Criatura

Paulistana que nunca fez a menor ideia do que queria fazer da vida – até começar a escrever. Realimentando o sonho de infância, começou a escrever contos e pequenos livros, e então dando lugar a estórias cada vez maiores, até decidir que queria realmente ser escritora. Hoje é formada em Cinema e além de escrever, é professora de inglês, comanda um vlog literário que leva seu nome e produziu uma websérie no Youtube inspirada em Senhora, um dos seus clássicos preferidos da literatura brasileira.

Você pode encontrar sobre a autora, suas obras e um pouco do seu trabalho AQUI.

4Camila Cerdeira

Camila Cerdeira trabalha com escrita, fotografia e teatro. Nerd de criação, negra, não binário e feminista, mora em Fortaleza. Camila tem um texto no livro RPG Indagações, seu conto Guardião do Destino foi publicado na Antologia Não Morre No Final e assinou com a Se Liga Editorial para publicação de Física do Amor. Espalhada virtualmente, é quase sempre possível encontrá-la discursando sobre questões sociais ou sobre nerdiandade, mas provavelmente sobre ambos ao mesmo tempo.

Você pode encontrar suas obras com elu por meio do Instagram @camilacerdeira e seguir seu trabalho de fotógrafo em @cerdeiraphotos.

5Mary C. Muller

Maria Claudia Müller nasceu em 1988, em Blumenau. Designer gráfico, publicou três livros de forma independente pela plataforma Wattpad. Antes de tudo acabar alcançou o primeiro lugar entre os mais lidos na categoria teen, atingindo 2 milhões de leituras. Possui contos publicados nas coletâneas O outro lado da cidade (Aquário Editorial, 2015), Nós estamos aqui (Editora Draco, 2014) e na quarta edição da Revista Trasgo. Recentemente lançou o conto “A garota do banco de trás”. Vive em Belo Horizonte com o marido, filho lindo e uma gata caolha que se acha a dona do mundo.

Você pode encontrar seus livros à venda na Amazon.

6Olivia Pilar

Olívia Pilar é escritora, graduada em Jornalismo pela PUC-MG, pós-graduada em Marketing Digital também pela PUC-MG e mestranda em Comunicação pela UFMG.

A mineira atua como freelancer em gestão de mídias sociais e também oferece o serviço de leitura de sensibilidade. Tem cinco cachorros e nas horas livres pode ser encontrada nas redes sociais debatendo a importância da representatividade da mulher negra na mídia – isso sem abandonar seu lado fangirl, é claro.

Olívia começou a se arriscar na ficção através das fanfics. É autora dos contos “Entre estantes”, “Tempo ao tempo”, “Dia de domingo” “Pétala”, que figuraram na lista de mais vendidos da Amazon;  “Senti saudades”, da coletânea Qualquer clichê de amor; “Amara, do Reino das Marés” da coletânea Formas Reais de Amar; “Rainha do bloco” da coletânea Confetes e serpentinas: Uma coletânea de carnaval; “Dança comigo?” da coletânea Todo mundo tem uma primeira vez; e “Violeta” da coletânea Flores ao mar.

Atualmente, escreve seu primeiro romance na plataforma Wattpad, “Dois a dois“.

7Jacinto Júnior

Cearense, bissexual,não javanês, estudante de Psicologia e entusiasta do ramo de Nudes.
Autor de “Os dois, nós três”, “Privacidade: As crônicas de Delfos”, entre outros.

Você pode encontrar seus trabalhos por AQUI.

8Thaís Câmara

Foto por Maria Clara Medeiros

Veterinária, admiradora das obras de fantasia de J.K Rowling (mas não da autora), é membro do grupo “Ordem” – um grupo de fãs do universo de Harry Potter e da cultura Geek no geral. Atua como escritora e ilustradora também, e “O guia das criaturas mágicas: desbravando terras brasileiras” é a sua primeira obra.

Você pode comprá-lo AQUI ou com a própria autora em seu Instagram, @t.camaratavares.

9L.V Matos

L.V. Matos, ou Louise Matos, é uma autora trans, lésbica, nordestina, que já tentou música, teatro, mídias digitais, direito, mas foi na escrita que encontrou sua vocação. Tendo criado suas próprias histórias desde os 13 anos e possuindo grande paixão por obras fantásticas (livros, jogos, séries), decidiu ainda jovem criar seu próprio universo e contar sobre as aventuras de Susana na saga das Crônicas Divinas.

Depois de nove anos trabalhando com o mundo das Crônicas Divinas, chegando até mesmo a publicar o primeiro volume da obra em 2016, “O Lorde dos Ventos”, decidiu em 2020 transformar sua saga em uma história virtual gratuita, para que todos possam ler sobre o universo e os personagens carismáticos que habitam o mundo que ela criou.

Você pode ler AQUI.

10Valdir Marte

Nascido em Paracuru-CE, apaixonado por ilustração e formado em Design Gráfico. Escreveu o primeiro livro aos 14 anos e desde então não parou. Escreve histórias LGBTQIA+, como o quadrinho “A vida nua de Lauro”.

Você pode ler no Instagram do autor, @_valdirmarte ou AQUI.