As inscrições para a 66ª edição do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), estão abertas até o dia 13 de junho. A premiação é patrimônio cultural do país, responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam o setor do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade. Este ano, o Jabuti conta com quatro novas categorias: Escritor Estreante – Poesia; Saúde e Bem-Estar; Educação; e Negócios.
Além da escolha do Livro do Ano, a premiação possui 22 categorias, uma a mais do que no ano passado, divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Todas as categorias podem ser conferidas no site. Uma das novidades deste ano, no eixo Inovação, é a categoria Escritor Estreante – Poesia, será voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado seu primeiro livro, no gênero Poesia, em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
Três novas categorias estreiam no Eixo Não-Ficção: Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios. No primeiro caso, poderão ser inscritas obras que tratam de temas relacionados à promoção e manutenção da saúde física ou mental. No caso da categoria Educação, poderão ser inscritas obras que abordam temas relacionados ao ensino, aprendizado, pedagogia, psicologia educacional e outras áreas afins. São livros destinados a educadores, estudantes, pais e qualquer pessoa interessada no campo da educação. E, por fim, na categoria Negócios, poderão concorrer obras escritas com o propósito de fornecer conhecimento, orientações e dicas relacionadas a diversos aspectos do mundo dos negócios. Podem incluir temas como gestão, liderança, empreendedorismo, estratégia empresarial, finanças, marketing, inovação, desenvolvimento pessoal e carreira, entre outros.
Elas substituem as categorias Ciências, Ciências Humanas e Ciências Sociais, que passaram a fazer parte do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado este ano.
Este ano, a curadoria permanece por conta de Hubert Alquéres. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, Hubert Alquéres é responsável pela curadoria pelo segundo ano consecutivo. Tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na CBL. Também foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011. Em seu trabalho como editor, recebeu 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas por meio do site até as 18h (horário de Brasília) de 13 de junho de 2024. Os valores e mais informações estão disponíveis no regulamento do prêmio, no site.