Entre quadros e balões, novo livro da autora Kami Girão, já está disponível nas principais plataformas digitais de marketplace.
O romance, que conta com 240 páginas, é uma edição independente e narra a história de Ian e Nara, duas pessoas que compartilham o amor por histórias em quadrinhos e o luto por Lizandra, jovem que faleceu prematuramente. Para lidar com a perda, os dois precisarão superar as adversidades e trabalhar em conjunto. Este é o quarto trabalho publicado da escritora, que conta também com os títulos “Fisheye” (2021) (temos crítica aqui sobre o livro), “Outubro” (2013) e “Yume” (2011), além do conto “Anamélia” (2022).
Leia a sinopse:
“Ian e Nara não se conheciam, mas tinham duas coisas em comum: a paixão por histórias em quadrinhos e o luto por Lizandra. Enquanto Ian perde o rumo como lojista da comic shop Próxima Página, especializada em gibis e localizada em Fortaleza, Ceará, Nara se questiona se não seria a hora para finalmente produzir as suas próprias histórias. Na busca para resolver o vazio da perda, os dois precisam afastar a animosidade que sentem um pelo outro e criar algo juntos, a quatro mãos. ‘Entre quadros e balões’ é uma história sobre luto, sobre tempo e, principalmente, sobre os sonhos que passam tanto tempo guardados na gaveta. Porque, no fim das contas, o que se leva quando se morre?”
“Entre quadros e balões”, conhecido também pela abreviação “EQB”, teve seu primeiro rascunho desenvolvido durante os meses mais dramáticos da pandemia. Segundo Kami, a história surgiu como uma maneira não apenas de manter a sanidade em meio ao distanciamento social, como também um meio de estar próxima dos amigos que liam o texto, elaborar vivências pessoais e experienciar Fortaleza. “Com essa história, eu queria trabalhar muito a minha própria percepção do luto, ainda que de forma diferente do que aconteceu comigo. Talvez, até agora, (essa) tenha sido uma das minhas histórias mais pessoais, porque coloquei muito de mim”, alega.
Um dos cenários mais importantes da obra, a comic shop Próxima Página, foi inspirada na antiga casa que fora o endereço da Livraria Lua Nova, localizada na Avenida Treze de Maio e fechada desde 2016. A casa, hoje já demolida, é reconstruída a partir da memória da autora. “Pedi a um amigo arquiteto para que ele me descrevesse a parte mais estrutural com base em fotos que encontrei na internet. A vida dessa casa na narrativa, porém, foi resultado do que eu lembrava e do meu sentimento a respeito do edifício. Eu adoraria que aquele lugar fosse abrigo de outra loja assim”, conta.
O livro está com lançamento programado para dia 18 de maio, às 17h, na cafeteria Tipo Café. A mediação do evento será realizada pela jornalista e escritora Isabel Costa, e exemplares da obra serão vendidos no local a preço de capa (R$ 54,90). No entanto, o livro está em pré-venda, com 30% de desconto. Para este novo romance, Kami Girão informa: “espere sentimentos muito profundos. De dor, de alegria e de realizações de sonhos”.
Para mais informações, sigam a Kami Girão no Instagram (@kamigir).