Silêncio – Experimentações Mágicas

“Foi a primeira coisa que existiu, o silêncio que ninguém ouviu”

Imagem 03Silêncio, a HQ independente roteirizada por Pedro Gomes e com as ilustrações, cores e letramento de Brendda Lima, conta a história da bruxa…bom, vamos te deixar na curiosidade, afinal, percebo que os autores criaram esse ar mistico, deixando claro que nome são mágicos e poderosos e só informamos eles em momentos especiais e para as pessoas certas, afinal, o nome tem poder.

 Segundo o próprio Pedro, imaginem Sabrina encontrando Constantine, é essa sensação que temos ao começar a leitura da HQ. A nossa protagonista começa o desenrolar da história, irritada com seu tutor no mundo mágico, buscando o aprendizado sozinha, pois está aborrecida com a forma ditatorial de seu professor.

O enredo continua e nossa bruxa vai até um pequeno apartamento, onde a sua espera tem uma garota. A menina está assustada, confusa e dominada por um pavor que a consome como um oceano. Um oceano silencioso, frio e vazio. Imagem 02Tendo ainda a presença de um ser abissal que quer consumir a vida de tudo que ele toca.

A narrativa visual da história é bastante fluída e nos presenteia com imagens belíssimas que, com certeza, dariam excelentes posters. As cores utilizadas por Brendda são diferentes do que costumamos ver no mercado tradicional. Ela experimenta e brinca com texturas e essas experimentações combinam muito com o com traço marcante da quadrinista. Mostra uma grande evolução e coragem em utilizar novas técnicas, trazendo certa selvageria visual, que condiz muito com a trama em determinados momentos e traz suavidade quando precisa.

Os roteiros do Pedro são cheios de simbolismos e metáforas, onde um oceano opressor quer dizer muito mais do que está ali na tua frente, um mostro cheio de tentáculos que te oprime de forma sufocante assim como diversos problemas que temos na vida.

Imagem 09

As alegorias utilizadas são reflexos do autor, e de quem lê o quadrinho, pois cada pessoa acaba vendo seus próprios demônios de alguma forma. E na leitura cada um traz sua sensibilidade e reconhecimento, fazendo com que a experiência seja muito mais próxima e desafiadora, mostrando que no fim as vezes precisamos de um direcionamento e como a presença de alguém pode nos ajudar nos desafios que a vida nos apresenta.

Gosto muito de histórias abertas, que não necessitam de um background do passado dos personagens, onde apenas uma linha de diálogo te apresenta tudo o que precisa saber. É o que acontece em Silêncio, mas, no fundo, fico querendo saber mais dessas personagens, como elas chegaram até ali, me introduzindo melhor nesse universo. O letramento me incomoda um pouco, afinal eu estou a muitos anos acostumado com a formatação e balonamento básico do mercado, e quando recebo algo novo acabo tendo esse estranhamento inicial. Acredito que o leitor que também seja acostumado vá sentir algum desconforto inicial, mas é algo que passa a medida em que você começa a se aprofundar na história.

O selo Netuno Press, um coletivo que publica essa e outras histórias, é uma força e revitalização no mercado de quadrinhos aqui de nosso estado, mostrando que o Ceará possui grandes talentos que estiveram escondidos e que sim, temos quadrinhos e a cena só tem a crescer e se solidificar.

Imagem 10

Silêncio, apesar de ser uma história curta, é bastante sólida e tem muita dizer. Claro, falando de forma alegórica e cheia de metáforas, mas está tudo ali para o leitor encontrar. E mais, como enfrentar seus demônios nunca é fácil, e acredito que a mensagem que recebo no fim é de superação.

Espero muito poder voltar a esse universo e descobrir mais sobre nossa bruxinha, sua escola, a descoberta de seus poderes, e seus dilemas e desafios.

Conheçam outros trabalhos de Pedro e Brendda nos seguintes links;

Pedro: https://medium.com/@Aevus/latest

Pedro também publica no site: http://www.escambau.org/

Página Brendda: https://www.facebook.com/VanillaTreeIlustrations/?fref=photo

Página Netuno Press: https://www.facebook.com/netunopress/?fref=ts