Encadernado publicado pela Panini Comics compila as 6 primeiras edições das aventuras de Clint Barton, em O Velho Gavião Arqueiro, antes dos acontecimentos de O Velho Logan

Em 2008, a dupla Mark Millar e Steve McNiven, apresentaram ao mundo o arco de historias intitulada Old Man Logan, no Brasil chegou com sua tradução ao pé da letra, O Velho Logan. A trama aborda um universo Marvel onde os heróis perderam e foram dizimados, os vilões venceram e tomaram conta de tudo. Os poucos remanescentes da era do heroísmo que sobreviveram a grande batalha, vivem escondidos, quebrados, sem entender seu lugar nesse mundo desolado e assustador.

O foco principal da HQ de 2008 é no Logan, e em todas as suas dores, mas como um bom road movie, ele tem um parceiro, o Vingador Clint Barton, mais conhecido como Gavião Arqueiro, que está completamente cego mas não desistiu da luta.

Em O Velho Gavião Arqueiro, voltamos a este universo, mas ele se passa um pouco antes dos acontecimentos abordados em Velho Logan. Neste encadernado que contém as 6 primeiras edições lançada lá fora, Clint ainda possui sua visão e a vontade de tentar fazer a diferença neste mundo perdido e caótico.

O universo consegue ser expandido, mostrando que algo marcou o passado de Clint, uma traição ronda seu caminho e o desejo de vingança o mantém no rumo. A relação complicada entre sua ex e sua filha, e até o Buggy Aranha aparece como um easter egg, deixando todo aquele cenário apocalíptico e árido de velho Logan presente e nos fazendo voltar de forma coesa, como se tivesse sido realizada pela mesma equipe criativa.

Mas e o Logan?

Sim, o Wolverine aparece em O Velho Gavião Arqueiro, mostrando que realmente esta aposentando e em como Clint busca no amigo, um retorno ao mundo do heróis, as grandes aventuras e a vingança.

Alguns nomes conhecidos do universo Marvel aparecem nesse prequel, como o Homem Múltiplo, Gaviã Arqueira, Venoms, Carveira Vermelha e o Mercenário, que está no encalço de nosso herói, pois sabe que de alguma forma sua ligação com os ThunderBolts e o passado de Clint irão cobrar o seu preço.

Os roteiros de Ethan Sacks (Old Man Quill) mostram uma grande sensibilidade em entender o universo criado por Millar, construindo momentos marcantes de Clint tanto em ação, quanto no emocional. A arte fica a cargo de Marco Checchetto (Demolidor) que mantém um alto nível de construção de narrativa visual, localizando muito bem o leitor no mundo devastado em que nossos personagens vivem.

O Velho Gavião Arqueiro Volume 01 – Olho Por Olho é um começo eletrizante e instigante de uma aventura de perseguição e vingança, que nos levará para o trágico final visto em Old man Logan, mas ainda assim, nos empolga e nos deixa preocupado com todas as decisões e ações de Clint e nos deixa empolgados para o próximo volume.

O Velho Gavião Arqueiro – #01 – Olho por olho

Editora: Panini Comics

N° Paginas: 140

Preço de capa: R$ 21,90