Lola – Volume 1 | Review

Lola é um quadrinho independente feito com suor, gritos de libertação e amor

Os desafios da vida adulta nos aparece em uma estrada longa, sinuosa e sempre inesperada, onde nunca temos certeza do que queremos, e se nosso caminho é o certo. E nem deveria: não há necessidade de mentes tão jovens e cheias de incertezas carregarem tanto peso.

E foi isso que encontrei neste dia na vida da Lola, personagem criada por Nathália Garcia e Luís Carlos Sousa. Uma jovem cheia de dúvidas sobre carreira e a vida, pressionada desde jovem a se submeter ao tenebroso e assustador rito de passagem de tantos outros adolescentes chamado ENEM.

Ao ler Lola, a identificação de vários aspectos é inevitável, através das indecisões que carregamos na juventude, e que por muitas vezes nos permeiam na vida adulta, assim como os diversos desafios que a vida nos apresenta, e o medo de nossas escolhas (do que vamos fazer, de nossas decisões). Essa é a Lola, uma pessoa normal, que se assusta com grandes plateias, mas que ama e se entrega às paixões, descobrindo assim, que é mais corajosa que imagina, mesmo sabendo que o dia vai amanhecer, e tudo pode mudar.

A arte de Nathália casa magistralmente com o roteiro de Luís, mostrando entendimento e uma cumplicidade viva e pulsante nas páginas, dando a impressão de um quadrinho feito por uma pessoa só, tão grande o entendimento dessas duas almas lindas.

Iniciado como tiras para a internet, que saíam no blog da Nathália, Lola ganhou versão impressa no ano de 2015, tendo seu lançamento no FIQ do ano citado. E que forma maravilhosa de se lançar essa jovem mulher no Festival, que no ano de 2015 foi considerado por muitos como “o FIQ das mulheres”, onde a representatividade feminina nos quadrinhos foi bem presente.

Lola é um quadrinho independente feito com suor, gritos de libertação e amor, onde seus autores utilizaram esse único dia da personagem para contar como o mundo às vezes pode ser frustrante mas, ao dobrar a esquina, as portas das possibilidades são abertas; e nunca sabemos o que irá passar por elas.

Conheça mais de Lola através da página oficial da obra do Facebook, no blog da Nathália ou então no seu perfil pessoal na rede social.