Coletânea Sherlock Holmes | Review

“É um velho pensamento meu que, quando se exclui o impossível, o que resta, por mais improvável que seja, deve ser a verdade”.

É impressionante como as histórias de Sherlock Holmes conseguem surpreender tantas décadas após suas publicações. Eu já havia lido Um Estudo em Vermelho há muito tempo, mas nunca mais tinha lido nada de Sir Arthur Conan Doyle, mesmo sendo uma fã da versão de Benedict Cumberbatch do personagem.

Mas quando vi a promoção do box com três livros, fui logo garantindo o meu. E não me decepcionei, exceto pela parte física das obras. Ao todo, são 11 casos bem interessantes que dá pra ler em pouquíssimo tempo e ainda ficar com vontade de mais. O mais legal é Um Escândalo na Boêmia, em que a famosa Irene Adler (que sempre aparece tanto nos filmes quanto nas séries) prova que é tão – ou mais – esperta que Sherlock.

A Liga dos Cabeças Vermelhas é outro caso que fica na memória por ser muito diferente do que esperaríamos. Na verdade, todas as histórias parecem monótonas ao início, mas acabam cativando tanto a atenção que as páginas se tornam poucas diante de tanta curiosidade. Eu finalizei os três livrinhos com vontade de ler a obra inteira de Sir Conan Doyle.

O que mais me impressiona é que essas histórias são bem antigas (da época que dava para ter uma pista da identidade do criminoso pela máquina de escrever que ele usava) e continuam prendendo a atenção mesmo em tempos de Google. Sem falar nas descobertas inteligentes e no desenrolar quase sempre imprevisível das histórias.

O pensamento dedutivo e a análise detalhada de Holmes é um dos grandes atrativos tanto dos livros quanto das adaptações. Não há tanto drama em torno do personagem, mas a sua inteligência é tão marcante que torna todas essas histórias irresistíveis. A linguagem é concisa e simples, sem grandes descrições ou floreios na história. Isso torna a coletânea de Sherlock Holmes muito agradável de ler, mesmo tendo sido escrita no século XIX.

Depois desse box, fiquei mais com vontade de ler obras maiores como O Cão dos Baskervilles.

Sobre a parte física das obras: os livros têm alguns errinhos de revisão, são fininhos e a capa do box é bem frágil. Mas pelo preço, podem conquistar leitores novos e abrirem caminho na ileitura investigativa de Arthur Conan Doyle.

Informações Técnicas

  • Título: Box Sherlock Holmes;
  • Subtítulo: As Aventuras de Sherlock Holmes;
  • Assunto: Suspense;
  • Editora: HB;
  • Número de Páginas Total: 448 páginas;
  • Publicado em: 2016;
  • Edição: 1ª;
  • Tipo de Capa: Brochura;
  • Idioma: Português;