Carniça | Edgar Allan Poe encontra folclore brasileiro em HQ de Rodrigo Ramos e Marcelo Bartholo

Inspirados nas obras de Edgar Allan Poe e David Cronnenberg, os autores recontam a lenda do corpo-seco, um dos mais tradicionais mitos folclóricos brasileiros.

“Apesar do elemento sobrenatural, Carniça é um retrato cru e terrível da nossa realidade”. – Juscelino Neco, autor de Matadouro de Unicórnios e Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço.

CARNIÇA, HQ de Rodrigo Ramos (Medo de PalhaçoNarrativas do Medo) e Marcel Bartholo (Por Trás das SombrasInsubstituível) traz elementos inspirados na obra do escritor Edgar Allan Poe e do cineasta David Cronenberg para recontar a lenda do corpo-seco – um dos mais tradicionais mitos do folclore brasileiro.

Carniça é a primeira história em quadrinhos escrita por Rodrigo Ramos, editor e responsável pela seção de quadrinhos do site Boca do Inferno, o maior e mais completo site sobre o gênero terror na América Latina.

“A história foi escrita para uma coletânea, mas gostamos tanto da ideia que decidimos lança-la de maneira independente. Peguei elementos de diversos contos do Poe e misturei com a lenda do corpo-seco tentando trazer aquele clima de desespero e pesar dos seus contos. Tem também uma pegada de body-horror meio David Cronenberg que faz o link entre os dois elementos.” – diz Rodrigo.

Para traduzir a história em imagens, o quadrinista Marcel Bartholo, indicado ao troféu HQ MIX 2017, se inspirou no famoso quadro Retirantes de Cândido Portinari.

“Quando li o roteiro de Carniça, a imagem dos retirantes de Portinari veio claramente como inspiração, unida a uma carga pesada de Nanquim “trash”. Pensei numa evolução ao meu traço utilizado em “Insubstituível”, estilizando mais, experimentando diagramações e trabalhando de maneira tradicional, com lápis, mesa de luz, bico de pena e pincel, usando uma colorização digital com uma paleta extremamente limitada.” – explica Marcel.

Carniça tem 20 páginas totalmente coloridas no formato europeu (21 x 28 cm) em papel couchê fosco. O lançamento oficial ocorre no IV Festival Boca do Inferno, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro em São Paulo. Depois disso seguirá o circuito de eventos de quadrinhos em 2018. Confira uma prévia e sinopse abaixo:

SINOPSE:

O sertanejo Jonas convive com seus próprios demônios e um forte cheiro de carniça que o persegue como a constante lembrança de um antigo crime. Quanta culpa um homem pode suportar até que seus pecados passem a consumi-lo psicológica e fisicamente? Inspirados nas obras de Edgar Allan Poe e David Cronenberg, Rodrigo Ramos (Medo de Palhaço, Narrativas do Medo) e Marcel Bartholo (Insubstituível, Por Trás das Sombras) recontam a lenda do corpo-seco, um dos mais tradicionais mitos folclóricos brasileiros.

SOBRE OS AUTORES:

Marcel Bartholo, carioca “paulistado”, pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação, Ilustrador, quadrinista e artista plástico, é professor de desenho em Sorocaba (SP), ministra oficinas de desenho e criatividade. Sócio fundador do Estudio Ideaboa, organiza o Ilustradoria – Encontro Ilustrado, evento voltado para os admiradores e profissionais do desenho. Fanático pela literatura de terror/horror, acredita na arte como forma de vencer todos os medos.

Rodrigo Ramos é designer, especializado em Marketing Farmacêutico, e desde 2010 atua como editor responsável pela sessão de quadrinhos no portal Boca do Inferno, o maior e mais completo site da América Latina sobre o gênero fantástico. Em 2016 lançou Medo de Palhaço, junto de outros membros do Boca do Inferno, pela editora Generale e em 2017 estreou na ficção com o conto Penitência para a antologia Narrativas do Medo pela editora Autografias.

CARNIÇA
Roteiro: 
Rodrigo Ramos
Arte: 
Marcel Bartholo
Formato: 21 x 28 cm
24 páginas coloridas

MAIORES INFORMAÇÕES:

https://www.facebook.com/CarnicaHQ

https://www.facebook.com/IlustradorBartholo

https://www.facebook.com/TheRodrigoRamos