Cangaço Overdrive: Além das raízes num cenário atual

A volta do caba mais arretado do cyberpunk!

O mercado nacional de quadrinhos é recheado de fenômenos incríveis, quadrinistas absolutamente talentosos que entregam histórias que nos envolvem, principalmente, na nossa própria brasilidade, algo tão comumente esquecido em quem busca por HQs. Quem não adora um super-herói da Marvel ou da DC? E aí, te pergunto: e por que não um herói do cangaço? Cangaço Overdrive: Além das raízes é um quadrinho cyberpunk, que traz roteiro de Zé Wellington, desenhos de Rafael Dantas e Rodrigo Matos, e cores de PH Gomes.

Cotiara é um cangaceiro ciborgue que está atrás de vingança e, dessa vez, vai parar em São Paulo, onde acaba cruzando sua luta com a de um grupo de ativistas, cuja luta é contra os violentos despejos nas ocupações urbanas. Achei o tema extremamente atual, além de ser muito curioso ter lido a HQ logo após ter visto notícias sobre a cidade de São Paulo estar exatamente desse jeitinho – só que com ativistas que não possuem partes robóticas e sem violência da parte deles. Em vídeo publicado pelo comediante e militante Tiago Santineli, a ação policial estava quase tão brutal quanto a vista no quadrinho, o que aproxima, e muito, a narrativa da realidade, o que aponta demais como Zé Wellington está sintonizado com o nosso cenário atual e como, magistralmente, retratou isso em quadros com Cangaço Overdrive (leia a crítica).

Fonte: Editora Draco

A história consegue abarcar seus diversos temas de forma bem organizada, que, em conjunto com os desenhos de Rafael Dantas e Rodrigo Matos, transpira a violência necessária para que possamos entender corretamente de que lado deveríamos estar naquela luta urbana, assim como a mensagem final, que dá abertura para, quem sabe, a gente não implorar por um novo volume? Eu, sinceramente, consumiria tudo o que saísse de “Cangaço Overdrive”. Cotiara e seus pares são personagens interessantíssimos, muito bem construídos, de forma que não é necessário que haja aquele monte de explicação jogada para que possamos compreendê-los e às suas índoles, de forma que todas as reviravoltas não só façam sentido, como sejam emocionantes.

O cenário cibernético é bem o que já conhecemos, e algumas ideias sobre isso já vimos em outras obras, mas, trazendo para o solo brasileiro, esses cenários foram atualizados para a nossa realidade, o que dá, de certa forma, um ar um pouco diferenciado. Não vou mentir e dizer que entendo da escolha de cores, de enquadramento, e o que for, porque não é a minha área, mas, como leiga, devo dizer que tudo me agradou – principalmente o visual de Cotiara, sendo ele da minha terrinha, meu país Nordeste.

Cangaço Overdrive: Além das raízes é a continuação de “Cangaço Overdrive”, lançado em 2018.