Nos primeiros 15 dias desde a abertura das vendas dos espaços aos expositores, a Bienal do Livro Rio 2025 já registra uma procura alta, com as negociações ocorrendo em um ritmo mais de três vezes maior. Trata-se de um aumento de 256%, reflexo do crescimento significativo no interesse pelo evento: até o momento, foi vendida cerca de 30% da área total disponível.
Também houve um crescimento significativo no investimento e na dimensão dos espaços adquiridos: 20% dos compradores são novos expositores, enquanto quase 50% das renovações de contratos resultaram em expansão de áreas. Editoras como Ciranda Cultural, Editora Vozes, Boa Nova, LVM e Excelsior lideram este movimento de ampliação, demonstrando confiança pelo evento.
A Bienal ainda identificou que expositores que anteriormente ocupavam espaços para autores e iniciativas independentes estarão presentes novamente em 2025, agora com estandes maiores e montagens próprias. Essa evolução reforça o compromisso do evento em fomentar o mercado.
Capital Mundial do Livro
Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025, um dos maiores festivais de literatura, cultura e entretenimento do país, marcará um ano dedicado à leitura na cidade e será a principal atração do calendário do Rio Capital Mundial do Livro, título formalizado após a candidatura vencedora da cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro, em abril.
O sorteio de área dos espaços também já tem mês definido: fevereiro. Como de costume, as editoras associadas ao SNEL terão preferência na escolha da área dentro de cada faixa e grupo de metragem. Durante o lançamento, a organização do festival estará disponível também para esclarecer dúvidas.
O título de Capital Mundial do Livro é válido de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026 – data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Para ser coroado, o Rio apresentou projetos via sua Secretaria municipal de Cultura que comprovasse a importância do seu patrimônio literário e apresentou um plano de ação para promover suas iniciativas literárias, a sustentabilidade do mercado editorial e o estímulo à leitura entre os jovens, aproveitando as novas tecnologias e o ambiente digital.