A Ubisoft soltou uma nota voltada especificamente para os fãs japoneses da franquia Assassin’s Creed Shadows, onde comenta sobre a polêmica envolvendo Yasuke e sua representação como samurai no mais novo jogo.
A publisher expressa que, após muitas adaptações em outras culturas, finalmente conseguiram produzir um jogo da série no Japão feudal e que este era um desejo antigo de seus criadores.
“Desde o anúncio de ‘Assassin’s Creed: Shadows’, recebemos muitas reações positivas, mas também algumas críticas, incluindo da vossa parte, nossos jogadores japoneses. Partilhamos a vossa paixão pela história e respeitamos profundamente o vosso cuidado pela integridade cultural e histórica do vosso rico legado.”
Contudo, a empresa comenta as declarações sobre a visão criativa de “Shadows”, assegurando que houve um esforço imenso da equipe para representar de forma respeitosa o Japão antigo.
“No entanto, a nossa intenção nunca foi apresentar os nossos jogos Assassin’s Creed, incluindo Shadows, como representações factuais da história ou personagens históricos. Ao invés disso, procuramos despertar a curiosidade e encorajar os jogadores a explorar e aprender mais sobre os períodos históricos pelos quais somos inspirados.”
A Ubisoft destaca que o principal objetivo de “Assassin’s Creed: Shadows” é ser um jogo divertido ambientado no Japão do xogunato. A empresa colabora com a Ubisoft Japan, historiadores e autores para informar suas escolhas criativas, mas reconhece que algumas decisões podem gerar preocupações. A equipe revisará o feedback construtivo e fará ajustes conforme necessário. Apesar de buscar autenticidade, como no caso de Yasuke como samurai, o jogo toma liberdades criativas para garantir entretenimento e não deve resultar em ataques a colaboradores.
No mais, a Ubisoft acaba por dar espaço para uma (não) discussão se Yasuke foi ou não um samurai real: “Apesar de Yasuke ser apresentado como um samurai em Assassin’s Creed: Shadows, reconhecemos que isto está sujeito a debate e discussão.”
Recentemente, o professor e historiador Yu Hirayama comentou sobre o caso de Yasuke, afirmando que o personagem histórico é considerado pelos pesquisadores da área como um samurai.
“Assassin’s Creed Shadows” vai chegar em 15 de novembro para PlayStation 5, Xbox Series e PC. Você pode ler toda a declaração divulgada pela Ubisoft abaixo:
The Assassin’s Creed Shadows team has a message for our Japanese community. pic.twitter.com/AIyWNU9YhG
— Assassin’s Creed (@assassinscreed) July 23, 2024
via Ubisoft.