O PlayStation 5 foi lançado há menos de três anos, sendo um sucesso absoluto de vendas da Sony. Ainda assim, a gigante japonesa da tecnologia já tem planos de lançar um novo console, e alguns indicativos apontam que a companhia pode lançar o aparelho da próxima geração em 2027.
Os indícios envolvendo o próximo aparelho da companhia estão presentes em um dos documentos enviados pela Sony que fazem parte do processo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Mesmo não oferecendo tantas boas chances quanto num roleta simulador, o documento em questão faz parte do processo de Investigação da Autoridade de Concorrência de Mercados do Reino Unido (CMA) e se tornou público recentemente.
Em um dos trechos do documento, a empresa japonesa destaca a grande relevância da franquia Call of Duty para a indústria dos videogames, e nessa explanação ela cita um console da próxima geração. De acordo com a Sony, caso a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft fosse concluída, eles logo perderiam à licença ao Call of Duty e demais jogos pertencentes à companhia norte-americana em um período que eles apresentariam aos consumidores um novo console.
A empresa japonesa ainda argumenta que o lançamento deste novo aparelho aconteceria em uma data específica, que é mantida em sigilo, mas diversos veículos de imprensa especializados no setor alertam que a companhia teria afirmado que a apresentação do console ocorrerá em algum momento de 2027.
Caso as informações se confirmem, os jogadores poderão colocar suas mãos no PlayStation 6 sete anos após o lançamento do PS5. Isso repete o ciclo da atual geração, que chegou às mãos dos consumidores sete anos após o lançamento do PlayStation 4.
Vale destacar que, mesmo com alguns anos desde a sua chegada, o PS5 ainda é um console carente de grandes lançamentos exclusivos, sendo que boa parte dos títulos que chegaram no mercado até agora são compatíveis com aparelhos da geração passada. Com isso, alguns jogadores têm evitado despender a quantia necessária para adquirir o videogame, que no Brasil está sendo comercializado acima dos R$ 4 mil facilmente, optando por alternativas de entretenimento muito mais acessíveis e práticas. Esse é o caso do bingo online brasileiro, onde com poucos centavos o usuário pode comprar várias cartelas e concorrer a prêmios interessantes, tendo a chance de utilizar bônus e promoções para aumentar o seu saldo e se divertir por mais tempo.
Slim
Há alguns meses rumores apontam que a Sony tem preparado uma nova versão do PS5. Essa versão do console teria um driver de disco removível e espera-se que o aparelho seja anunciado neste ano. Esse PlayStation com disco removível seria uma alternativa encontrada pela empresa japonesa para reduzir os custos de fabricação dos videogames e finalmente equilibrar seus estoques.
Segundo o jornalista Tom Henderson, a Sony deve anunciar a nova versão do PS5 em algum momento no início de 2023, mas as vendas do videogame só devem começar em setembro. O informante também aponta que alguns desenvolvedores ligados à companhia já têm acesso a esse aparelho.
Fomentando ainda mais os rumores, o vice-presidente da Sony, Hideaki Nishino, afirmou que 2023 seria um ano bastante relevante para o PlayStation 5, e a empresa já revelou que espera comercializar 30 milhões de unidade do videogame no próximo ano fiscal, número que poderia ser alcançado com a chegada de uma nova versão.
Mesmo acreditando que essa nova versão do PS5 apresentará algumas diferenças em comparação ao modelo que é comercializado atualmente, ainda não é possível confirmar se esta será a versão slim do aparelho. Com isso, mais detalhes sobre o videogame devem ser revelados em breve, muito provavelmente durante um showcase da Sony. Até lá, os amantes do console ficam com a notícia nada animadora de que eles aumentarão de preço devido à inflação mundial, como afirma a companhia japonesa.