Acorde, meu bem, um novo jogo “roguelike” acaba de sair. Desenvolvido por uma pessoa, Secrets of the Witch House é um jogo de tiro em terceira pessoa com cenários gerados de forma procedural e o toque de permadeath, oferecendo assim uma experiência bem crua.
Seu estilo artístico não me agrada muito por lembrar jogos como Minecraft e Roblox, mas sua direção de arte é consistente e tem charme. Apesar do visual um pouco desinteressante, o grande destaque vai para a ótima trilha sonora recheada de sintetizadores que parecem que saíram direto dos filmes de John Carpenter. Essa ambientação musical combina muito bem com a estética dos anos de 1980, já que o personagem é um adolescente matando monstros em uma casa mal-assombrada. Infelizmente, isso é o máximo de história que o jogo consegue oferecer além de alguns textos em telas de “loading”.
A ação do jogo é bem padrão, sem muitos destaques ou pontos problemáticos. Apesar da simplicidade mecânica, é divertido ver os tiros com sistema de física atravessarem os cenários para poder despedaçar os inimigos e os cenários. No entanto, temos uma dificuldade excessiva aqui. Alguns ataques dos inimigos tiram quase toda a vida do personagem, e fica bem complicado saber de onde vêm alguns golpes, principalmente os de longa distância. Então é possível acontecer mortes que você não sabe exatamente de onde vieram.
Por Secrets of the Witch House ser um jogo feito por somente uma pessoa (pela Demon Zoo Games LLC), alguns problemas são perdoados. Dentre estes, podemos citar a falta de polimento, os controles um pouco desengonçados e a pouca variedade de inimigos e armas. Ainda assim, aqui temos uma experiência que pode divertir àqueles que procuram dar uns tirinhos em criaturas malignas ao mesmo tempo em que aproveita uma ótima e empolgante trilha sonora.
O jogo será lançado dia 5 de junho no Steam e já pode ser adicionado à sua lista de desejos.