Neste mês, a startup de ESports, VAPO+, lançou um novo podcast sobre games. O programa, apresentado pelo influencer Vini Curcio, teve a sua estreia na televisão no SBT, TV Thathi (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) às 2h30, e no canal do oficial no Youtube da empresa. O programa traz entrevistas descontraídas sobre a cultura gamer e geek, com personalidades do mundo do E-Sports. O primeiro episódio teve como convidado Gabriel Guimarães Martins, conhecido como Gabigol (@gabgol7), treinador da seleção brasileira de Fifa campeã mundial deste ano e influenciador digital.
Durante o programa, Gabigol contou da sua trajetória desde a transição de jogador de futebol em campo até virar gamer profissional, e também falou sobre o processo de aceitação dos seus familiares devido ele ter deixado de lado os estudos e se dedicado aos games.
“Muito gratificante depois de uma carreira no e-sports, poder divulgar e difundir esse mundo cheio de mitos em uma tv aberta e no meio digital. Espero que possamos encorajar mais gente a empreender, jogar, se profissionalizar no meio”, afirma Curcio.
Outro convidado foi o influenciador Kevin Pires, apelidado de PitBullFera (@pitbullfera), jogador profissional de Brawl Stars. Seu Instagram já conta com mais de 63 mil seguidores, e no programa ele revela que já viajou para a China devido aos torneios de game e que existem premiações de no mínimo 100 mil dólares nas quartas de finais de Brawl Stars.
O Brasil está na 10º colocação no ranking mundial no que se refere a receita gerada por esports, somando 92,4 milhões de jogadores, que consumiram em 2021, US$ 2,5 bilhões em produtos e serviços, segundo Gamer Consumer Research.
Além do programa, a startup faz a gestão da carreira de profissionais e promete torneios em breve. “Estamos sempre de olho em jogadores para agregar ao nosso casting, para se cadastrar, basta enviar uma mensagem pelo nosso site”, completa.