Gamers praticantes de Esports em competição Gamers praticantes de Esports em competição

Quando apostas esports e entretenimento se unem

Em apenas algumas décadas, a indústria de jogos competitivos cresceu de pequenas reuniões de pessoas e com patrocínios das principais marcas jogando por diversão para atletas profissionais competindo por MILHÕES de dólares em grandes arenas. A indústria global de videogames viu as receitas mais do que dobraram na última década, eclipsando o valor da indústria cinematográfica global no processo.

Os jogos multiplayer competitivos agora possuem uma base de jogadores na casa das centenas de milhões, e os principais torneios de esports agora têm quase tantos espectadores ao vivo quanto as Olimpíadas. A maior das novidades é que existem adolescentes ganhando milhões de dólares, torneios com mais de 170.000 participantes e transmissões com mais de 60 milhões de espectadores. Como chegamos aqui? Os esports se tornaram uma parte importante da cultura pop, e isso é feito mais rápido do que qualquer um pensava ser possível. Hoje faremos uma viagem pela história e veremos como se deu a ascensão meteórica dos esports.

A indústria de apostas esports está crescendo exponencialmente a cada ano

Segundo dados do https://tips.gg/pt/betting/esports/, a indústria de apostas esports continua crescendo exponencialmente. Atualmente, os videogames competitivos estão entre os passatempos preferidos em todo o mundo. A base de fãs também continua aumentando. Em 2018, uma pesquisa revelou que os espectadores frequentes de casa de aposta esports são mais de 170 milhões e os espectadores ocasionais. Em 2020, foi relatado que esses números aumentaram significativamente nas casas de apostas. Até agora, os espectadores frequentes são de aproximadamente 220 milhões e os espectadores ocasionais são mais de 270 milhões em apostas esports.

O interesse em apostas esports continua crescendo em escala global nos melhores sites. Logo após o início dos videogames em que os jogadores jogam suas habilidades uns contra os outros, a ideia de apostar em casa de aposta em quem sairá vitorioso começou a surgir. Atualmente, as apostas esports são uma das tendências mais quentes entre as pessoas que amam videogames e jogos de apostas esports ao mesmo tempo. 

Streamers

Os torneios também não precisavam mais fazer acordos de TV para serem vistos. Isso criou uma série de torneios independentes e permitiu que os desenvolvedores de videogames criassem torneios para seus próprios jogos com muito mais facilidade. A expansão do streaming resultou diretamente na expansão dos esports em uma infinidade de títulos, e comunidades competitivas surgiram em jogos que, de outra forma, teriam sido deixados para trás.

Desenvolvedores se envolvendo

As ligas e torneios da MLG, bem como o sucesso da liga Starcraft na Coréia, mostraram aos desenvolvedores de videogame que havia um mercado sério a ser explorado quando se tratava de tornar seus jogos competitivos, e a cada dia buscam maneiras para reinventar o mercado. Call of Duty adicionou busca e destruição, Halo criou modos de jogo especificamente para competição, League of Legends criou um sistema de classificação e assim por diante. Hoje, quase todos os jogos de tiro multijogador são lançados com aspectos competitivos já implantados, criando jogadores mais competitivos e torneios maiores.

Embora a MLG tenha sido pioneira nas Ligas de esports, seria a criação do Twitch que permitiria que os ESports passassem de um hobby para uma profissão para os jogadores de primeira linha. O Twitch foi originalmente fundado como uma subseção de um site de streaming intitulado Justin.TV e separado em seu próprio site em 2011. Ao transmitir seus próprios jogos e torneios, os concorrentes de esports encontraram uma maneira de criar uma carreira sustentável e parceria em torno dos jogos. Essa progressão é enorme no grande esquema dos videogames competitivos. Os jogadores podem dedicar 100% de seu foco ao seu ofício. Mais tempo praticando significava um produto aprimorado para o público, bem como mais conteúdo do que nunca.

Os jogos são uma nova mídia?

Os videogames se tornaram uma indústria de ponta pela nova força motriz que domina o mundo moderno – a digitalização.

Onde quer que vamos, podemos ver as muitas realizações do processo de digitalização, como a assistente de voz Alexa, o titular do documento digital do governo ucraniano Diia ou smart TVs que traduzem shows e eventos de e-sports.

Falando em esports, isso também é resultado de um longo processo chamado digitalização. Alguns podem chamar os eventos de e-sports de perda de tempo – como você pode assistir alguém jogando videogame quando você também pode? Desnecessário dizer que esse argumento vem das pessoas que assistem futebol em suas TVs.

A transmissão ao vivo desempenha um papel importante no desenvolvimento dos esportes eletrônicos no cenário mundial de nossa cultura. Ao jogar o videogame que você ama e compartilhá-lo com pessoas que pensam como você, os jogadores se tornaram produtores de conteúdo, transformando isso na própria mídia! A criação de conteúdo de jogos como um tipo de entretenimento para ser apreciado pela comunidade de jogos e um público mais amplo evoluiu a partir do consumo massivo de videogames.

Graças ao Twitch e ao YouTube, estamos vendo uma grande quantidade de conteúdo de jogos sendo produzido todos os dias, aumentando assim a popularidade desses jogos e tornando esta indústria um grande player no negócio de mídia.

À medida que está evoluindo para uma economia de mídia, o esports conquistou seu lugar no mundo dos videogames. À medida que os jogos se tornaram mais competitivos, equipes de jogadores profissionais foram organizadas e se encontraram em torneios e ligas para participar, ganhando prêmios por sua paixão pelo jogo. A transmissão ao vivo ganhou destaque, mostrando os jogos de seus times favoritos para o mundo inteiro que pode torcer por eles.

Conclusão

Já vimos que quando juntamos apostas em esports e entretenimento, temos uma mistura de diversão e dinheiro no bolso. O jogo tornou-se parte da nossa cultura agora. Streamers de jogos e jogadores de esports são celebrados à sua maneira, afetando a cultura. As empresas de videogame são nossos novos artistas. Eles fazem jogos que podemos lembrar por muito tempo e jogá-los novamente. Mário é o melhor exemplo disso.

A nosso ver, jogar é uma ótima coisa para encontrar um lugar para você. Pessoas, eventos e convenções valem a pena e você deve embarcar neste trem da moda e experimentá-lo ao máximo.