counter strike jogos multiplayers
Games

Os jogos multiplayers mais influentes da atualidade

CosmoNerd

12 jul, 2021

É certo que hoje tudo está conectado e existem jogos multiplayers para todos os públicos, porém, nem sempre foi assim. Até chegar onde estamos hoje, existiram games que foram divisores de águas e apontaram um rumo neste setor. Entendemos que, na realidade, sempre existiram jogos multiplayers, como Pong e outros de videogames clássicos, mas aqui reunimos alguns destes que foram os mais influentes da história recente.

GoldenEye 007

O clássico do Nintendo 64 foi lançado em 1997 e era baseado no filme homônimo, que foi mais um sucesso do agente inglês James Bond. O jogo tinha tudo para ser só mais um da farta biblioteca com grandes clássicos do console, porém o multiplayer dele era muito interessante. Ele tinha um combate muito divertido e você podia enfrentar até 4 jogadores conectados, em 11 mapas com as mais diferentes armas. Isto hoje parece algo simples, mas, na época, este tipo de jogo em grupo era uma novidade.

QUAKE

Quake foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa com modelagem 3D. Ele tinha um clima sombrio e possuía partidas realmente frenéticas, e isso definiu como um multiplayer deve ser. O ritmo do jogo era frenético, sendo possível jogar em conexão local ou on-line em mais de 28 mapas ao som de músicas compostas por Trent Reznor, também produtor da banda Nine Inch Nails. Outro fator interessante eram as armas, que tinham efeitos muito diferentes e algumas exigiam uma real habilidade do jogador.

Counter-Strike

A série desenvolvida pela Valve começou como uma modificação de Half-Life em 1999, e simplesmente conquistou fama mundial por ter partidas em ambientes reais, botando terroristas contra forças policiais anti-terror. Teve grande sucesso on-line e foi febre nas lan houses do Brasil e do mundo, com direito a mods de mapas personalizados, cs_rio, por exemplo, criado pelos fãs do jogo. 

Nesta época, começam a se desenvolver inclusive torneios de eSports que são conhecidos até hoje ao redor do jogo. Counter-Strike continua até hoje como um dos jogos mais famosos da atualidade com a sua última versão CS: GO. Na Rivalry, que acompanha esses multiplayers de perto, você pode conferir todas as apostas nestes torneios de Counter-strike, outros grandes destaques do momento.

World of Warcraft

World of Warcraft foi o líder de uma geração e passou mais de uma década como um dos jogos mais jogados on-line, inclusive registrando mais de 100 milhões de jogadores neste tempo. O MMORPG da Blizzard reuniu a história de Warcraft em um mundo virtual realmente muito bem ambientado com diversas missões.

É certo que já existiam outros jogos do gênero na época que também eram muito bons, como Everquest, mas só WoW conseguiu apresentar um mundo realmente interessante e surpreendente durante tanto tempo. Ele se tornou parte da cultura nerd e ainda é muito jogado até hoje. Podemos até jogá-lo como era no passado!

HALO

Halo: Combat Evolved foi um jogo que definiu um gênero nos consoles. O clássico do Xbox atingiu nota 97 no metacritic e despontou como um divisor de águas com seu multiplayer muito bem desenvolvido, com todas as mecânicas presentes no game futurista para consoles. Ele  aproveitou as tecnologias do recém-lançado serviço Xbox live, então na época podíamos organizar partidas de formas dinâmicas entre vários amigos e ainda poder utilizar de mapas customizados em vários estilos de combates.

DOTA

Dota foi um jogo com início totalmente despretensioso, como uma modificação de Warcraft III. A intenção era colocar apenas os heróis das franquias e, posteriormente, as bestas uns contra os outros em partidas on-line. Porém, tornou-se uma febre dada a diversão que os combates geravam. DOTA foi o precursor do gênero MOBA (Arena de batalha multijogador) e inclusive foi alvo de disputa judicial por quem seriam os detentores dos direitos autorais da modificação do jogo da Blizzard. O jogo criou também um cenário competitivo imenso e continua relevante até hoje.

League of Legends

league of legends lol

Podemos apontar League of Legends como um dos maiores do cenários dos e-sports e um dos jogos mais jogados no mundo. LoL foi criado em 2009 pela Riot Games como um moba mais descomplicado que Dota e com vários heróis com habilidades diferentes. O fato de o game ser gratuito fez ele ter uma grande base de jogadores que se tornaram fãs e jogam até hoje. 

Segundo o site maisesports.com, a final de Worlds 2020 bateu 45 milhões de jogadores simultâneos. A Riot Games colhe frutos desse sucesso até hoje e continua atualizando o jogo constantemente, que hoje possui 154 heróis. Fora isso, a Riot desenvolveu recentemente outro grande multiplayer, Valorant.

Minecraft

Minecraft | Versão original do jogo ganha versão gratuita para browser

Sim, Minecraft, além de um Sandbox criativo, também é um multiplayer muito aclamado. A Mojang Studios desenvolveu o jogo inicialmente para computador, que foca na criação e na exploração sem fim. Dentro do game, você pode cooperar com outros jogadores para ajudar em tarefas do dia a dia, como na construção de locações ou até mesmo em combates em cavernas contra ameaças.

Só para ter uma idéia, o sucesso do jogo foi notado pela Microsoft, que comprou o estúdio da Mojang por 2,5 bilhões de dólares. A pegada mais amistosa foi bem recebida pelo público, então ele se tornou um clássico moderno muito aceito por pessoas de todas as idades.

Fortnite

fortnite

Sucesso da Epic Games, Fortnite é um dos jogos multiplayers mais populares do mundo

O sucesso da Epic Games foi lançado em 2017 na onda dos Battle Royale. O jogo possui um gráfico cartunizado e tem o foco em construções para criar um melhor posicionamento em combate. Ele teve um investimento pesado e se tornou um sucesso multimídia também. Eventos mundiais que envolvem outros entretenimentos, como os Vingadores, ou artistas, como Travis Scott, aparecem no game. Ano passado, o evento para acabar com Galactus reuniu cerca de 15 milhões de jogadores simultâneos. Essa diversificação de conteúdo aumenta a gama de fãs de Fortnite, que continua sendo um dos mais assistidos na Twitch, no YouTube e no Facebook.

Deixe um comentário